logo Radioagência Nacional
Internacional

Emmanuel Macron sai na frente e recebe apoio do presidente francês no segundo turno

Internacional
Baixar
Aline Moraes
24/04/2017 - 20:05
Bonn (Alemanha)

Os franceses decidiram por um segundo turno como nunca se viu na história recente do país. O centrista Emmanuel Macron e a populista de extrema-direita Marine Le Pen se enfrentarão no dia sete de maio.

 

Macron teve quase 24%  dos votos e Le Pen, perto de 21,5%. O resultado representa uma guinada no cenário político francês. A frente nacional, partido de Le Pen, nunca esteve tão perto de chegar ao poder como agora.

 

E, pela primeira vez em quase 60 anos, nem socialistas nem republicanos chegaram ao segundo turno. Os dois partidos, que são os mais tradicionais da França, já declararam que vão apoiar Macron na próxima rodada.

 

O presidente francês, François Hollande, disse que irá votar nele para impedir o avanço da extrema direita. Além de definir o futuro da França, essa eleição será importante para a relação do país com a União Europeia.

 

De um lado, Macron defende abertamente a permanência no bloco e mais integração. De outro, Le Pen fala até em uma versão francesa do Brexit. Por enquanto, as previsões são de uma vitória clara de Macron.

 


Uma pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, aponta que ele deve ser eleito presidente com 61% dos votos contra 39%  de Le Pen

x