Ex-diretor do FBI acusa Trump de difamação durante depoimento no Senado
O ex-diretor do FBI, James Comey, disse nesta quinta-feira em um depoimento ao comitê de inteligência do senado norte-americano que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump difamou ele o FBI ao dizer que a organização estava uma confusão.
James Comey depôs sobre a investigação que estava conduzindo no FBI sobre as relações entre membros do governo Trump e oficiais russo durante a campanha eleitoral do ano passado.
Comey foi demitido por Trump no último dia 9 de maio por motivos que ainda não ficaram muito claros.
No depoimento ao Senado, Comey disse que as conversas que teve a sós com o presidente foram perturbadoras, mas garantiu que Trump não estava sendo investigado diretamente, ao menos não enquanto ele era diretor.
Ele também disse que não cabe a ele dizer se Trump tentou ou não obstuir a justiça ao pedir para ele abandonasse uma investigação sobre seu ex-assessor de Segurança Nacional, Michael Flynn.
Um dos pontos forte do depoimento foi quando Comey afirmou que pediu a um professor amigo seu para vazar o relatório que havia escrito após seu primeiro encontro com Trump para a imprensa.
A discussão sobre o vazamento de informações confidenciais é um dos temas que mais tem gerado polêmica nos Estados Unidos.