FARC anunciam fim de ação guerrilheira na Colômbia e entregam armas para ONU

Colômbia

Publicado em 27/06/2017 - 21:45 Por Monica Yanakiew - Buenos Aires, na Argentina

As Forcas Armadas Revolucionarias da Colômbia – as FARC – anunciaram nesta terça-feira (27) seu fim, como o grupo guerrilheiro mais antigo da América Latina.

 

Os sete mil rebeldes, que há meio século combatem as forcas de segurança colombianas, acabam de entregar as Nações Unidas todo o seu armamento.

 

No total, foram 7.332 armas – uma por cada guerrilheiro.

 

O desarmamento das FARC faz parte do acordo de paz, assinado pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder guerrilheiro Rodrigo Londoño.

 

Nesta terça-feira (27), os dois comemoraram o fim de 53 anos de enfrentamentos, que deixaram milhares de vitimas – a maioria civis.

 

O desafio, agora, vai ser implementar esse acordo.

 

O governo vai dar ajuda financeira as FARC, para que possam criar um partido político, disputar eleições, e lutar por suas ideias, sem violência, no Congresso.

 

Mas o estado colombiano também terá que investir na capacitação dos sete mil guerrilheiros para incorporá-los ao mercado de trabalho.

 

Se não tiverem opções legais de sobrevivência, os rebeldes podem voltar a clandestinidade. Outro risco para a paz na Colômbia são os grupos paramilitares.

 

Eles eram contratados por latifundiários e narcotraficantes para combater os guerrilheiros, que ameaçavam seus interesses.

 

Os paramilitares foram vinculados a recentes assassinatos de lideranças sociais na Colômbia. Existe o medo de que eles avancem sobre os territórios, que antes eram ocupados pelas FARC.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo