Trump decide transferir embaixada americana de Tel-Aviv para Jerusalém

Internacional

Publicado em 06/12/2017 - 09:28 Por Paola de Orte - Washington

A decisão significaria que o país reconhece Jerusalém como capital de Israel, ideia que está no centro do conflito entre árabes e isralenses. Nessa terça (5), o porta-voz do presidente da Autoridade Palestina confirmou que o presidente dos Estados Unidos já informou a Mahmoud Abbas sua intenção de mudar a embaixada. E, à tarde, a porta-voz da Casa Branca confirmou que Trump deve informar sobre sua decisão nesta quarta (6).

 

Essa foi uma das promessas de campanha de Trump, o primeiro presidente norte-americano a visitar o muro das lamentações, em maio deste ano. Entre os principais obstáculos para a paz no conflito entre israelenses e palestinos está o status de Jerusalém. Até 1967, a cidade era dividida. Durante a guerra, seu lado oriental era ocupado por Israel, que, desde então, governa toda a cidade e diz ser sua capital.

 

Mas ela não é internacionalmente reconhecida assim, e os palestinos também querem que Jerusalém seja a capital de seu estado.

 

Diversos países declararam sua oposição ao anúncio. A Organização para a Libertação da Palestina disse que esse seria o “beijo da morte” para a solução de dois estados. O Iraque se posicionou contra. A Liga Árabe disse que teria consequências sérias se os Estados Unidos fossem adiante com a decisão. O presidente da Turquia disse que o país poderia até cortar relações com os Estados Unidos.

 

A Alemanha disse que a decisão de transferir a embaixada é perigosa. E a União Europeia afirmou que qualquer ação que dificultasse a possibilidade de criar dois estados separados para israelenses e palestinos deve ser evitada.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo