logo Radioagência Nacional
Internacional

Venezuela declara embaixador do Brasil e encarregado de Negócios do Canadá personas non grata

Crise diplomática
Baixar
Graziele Bezerra
24/12/2017 - 10:52
Brasília

O embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Pereira, e o encarregado de Negócios do Canadá, Craib Kowalik, foram declarados persona non grata pela Assembleia Nacional Constituinte venezuelana. No caso do Brasil, a medida é uma resposta à nota divulgada na quinta-feira (21), pelo Ministério das Relações Exteriores, na qual o governo brasileiro critica o assédio do regime de Nicolás Maduro à oposição venezuelana e classifica como arbitrária a dissolução dos governos municipais de Caracas e Alto Apure.

 

Na nota, o Itamaraty também pediu que o país vizinho reconheça a gravidade da crise humanitária e autorize ajuda internacional, reiterando a disposição brasileira de doar medicamentos e alimentos ao povo venezuelano.

 

O Canadá também fez críticas ao governo de Nicolás Maduro e, assim como o Brasil, mostrou desacordo com a formação da Assembleia Nacional Constituinte venezuelana. Segundo a presidente da instituição, Delcy Rodrigues, a chancelaria iniciará o processo para que os representantes diplomáticos sejam declarados pernonas non grata. Se isso ocorrer, ambos serão expulsos do país.

 

Em nota divulgada neste sábado, o governo brasileiro informou que tomou conhecimento da decisão venezuelana e afirmou que, se confirmadas as expulsões, a Venezuela vai mais uma vez demonstrar o caráter autoritário da administração de Nicolás Maduro e a falta de disposição para o diálogo. Disse ainda que o Brasil aplicará as medidas de reciprocidade cabíveis ao caso.

 

*Com informações da Agência Brasil

x