Partido separatista Esquerda Republicana vai presidir parlamento da Catalunha, na Espanha

Catalunha

Publicado em 17/01/2018 - 11:57 Por Marieta Cazarré - Lisboa, Portugal

O Parlamento catalão realizou hoje   a primeira sessão após as eleições de 21 de dezembro.

 

Entre as decisões tomadas hoje estão a autorização para que os três políticos eleitos, presos na Espanha, possam manifestar seus votos e a definição do novo presidente da Mesa do Parlamento, que será Roger Torrent, do partido separatista Esquerda Republicana da Catalunha. 

 

A próxima tarefa agora será definir o novo presidente da Generalitat (que é o governo da comunidade autônoma) e o prazo é 31 de janeiro. 

 

Após a sessão de hoje, abre-se o prazo de dez dias úteis para que os partidos indiquem os nomes para o cargo. Os independentistas querem autorização para que Carles Puigdemont, presidente deposto e  autoexilado na Bélgica, possa reassumir o cargo à distância. 

 

Caberá à Mesa do Parlamento interpretar o regimento e decidir se é possível este tipo de investidura, com um discurso de posse feito por skype ou lido por algum representante indicado pelo próprio Puigdemont. 

 

O governo central de Rajoy já afirmou que vai recorrer imediatamente ao Tribunal Constitucional caso a posse de Puigdemont à distância seja aceita. 

 

A sessão começou às 11h  (horário local), após meses de um intrincado processo na região.

 

A crise começou em outubro, com um referendo considerado ilegal pelo governo central; seguido de uma declaração unilateral de independência; a suspensão da autonomia da região; um presidente e vários conselheiros autoexilados na Bélgica e o vice-presidente da comunidade preso e acusado de rebelião. 

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo