Trump acusa FBI de politizar investigações sobre interferência russa nas eleições

Internacional

Publicado em 02/02/2018 - 18:37 Por Leandra Felipe - Atlanta nos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje  em sua conta no Twitter que investigadores do FBI politizaram as investigações para favorecer os democratas. 

 

"Os principais líderes e investigadores do FBI e do Departamento de Justiça politizaram o sagrado processo de investigação a favor dos democratas e contra os republicanos - algo que teria sido impensável há pouco tempo", escreveu. 

 

Em outro post na rede social ele ainda mencionou a ex-candidata democrata Hillary Clinton, cuja campanha as investigações do FBI apontaram ter sido prejudicada por ingerência de hackers da Rússia. Mas Trump coloca em dúvida as próprias denúncias do FBI sobre o caso. 

 


"Você teve Hillary Clinton e o Partido Democrata tentando esconder o fato de que eles deram dinheiro para criar um Dossiê que foi usado por seus aliados no governo de Obama para convencer um tribunal de forma equivocada, por todas as contas, para espionar a equipe de Trump [equipe de campanha]", atacou em outra postagem. 

 


Antes de deixar o poder, Barack Obama divulgou informações sobre suspeitas de interferência russa nas eleições presidenciais, e depois, novas informações acusavam integrantes da equipe de Trump de terem tido contato com funcionários do governo russo. 

 


Em maio do ano passado,  Trump demitiu o diretor da agência, James Comey, alegando que o relatório sobre o caso do uso do email de Hillary Clinton como secretária de estado, a partir de um servidor privado teria sido tendencioso para amenizar a responsabilidade da candidata. 

 

Entretanto, dias  depois, o "New York Times" divulgou  um memorando escrito por Comey afirmando que o presidente teria pedido a ele que "poupasse" o ex-conselheiro de segurança nacional dos EUA, Michael Flynn, de investigações sobre as suspeitas de relações  com a Rússia.
Em janeiro, o vice-diretor do FBI, Andrew McCabe, também pediu demissão.

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo