Trump acusa FBI de politizar investigações sobre interferência russa nas eleições

Internacional

Publicado em 02/02/2018 - 18:37 Por Leandra Felipe - Atlanta nos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje  em sua conta no Twitter que investigadores do FBI politizaram as investigações para favorecer os democratas. 

 

"Os principais líderes e investigadores do FBI e do Departamento de Justiça politizaram o sagrado processo de investigação a favor dos democratas e contra os republicanos - algo que teria sido impensável há pouco tempo", escreveu. 

 

Em outro post na rede social ele ainda mencionou a ex-candidata democrata Hillary Clinton, cuja campanha as investigações do FBI apontaram ter sido prejudicada por ingerência de hackers da Rússia. Mas Trump coloca em dúvida as próprias denúncias do FBI sobre o caso. 

 


"Você teve Hillary Clinton e o Partido Democrata tentando esconder o fato de que eles deram dinheiro para criar um Dossiê que foi usado por seus aliados no governo de Obama para convencer um tribunal de forma equivocada, por todas as contas, para espionar a equipe de Trump [equipe de campanha]", atacou em outra postagem. 

 


Antes de deixar o poder, Barack Obama divulgou informações sobre suspeitas de interferência russa nas eleições presidenciais, e depois, novas informações acusavam integrantes da equipe de Trump de terem tido contato com funcionários do governo russo. 

 


Em maio do ano passado,  Trump demitiu o diretor da agência, James Comey, alegando que o relatório sobre o caso do uso do email de Hillary Clinton como secretária de estado, a partir de um servidor privado teria sido tendencioso para amenizar a responsabilidade da candidata. 

 

Entretanto, dias  depois, o "New York Times" divulgou  um memorando escrito por Comey afirmando que o presidente teria pedido a ele que "poupasse" o ex-conselheiro de segurança nacional dos EUA, Michael Flynn, de investigações sobre as suspeitas de relações  com a Rússia.
Em janeiro, o vice-diretor do FBI, Andrew McCabe, também pediu demissão.

Últimas notícias
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo