Casa Branca classifica de "histórica" a reunião entre líderes coreanos

Internacional

Publicado em 27/04/2018 - 08:30 Por Leandra Felipe - Atlanta (EUA)

A Casa Branca enviou no começo da noite dessa quinta-feira (26), uma mensagem à Coreia do Sul e Coreia do Norte em virtude da realização da histórica cúpula realizada no Casa de Paz, no lado sul-coreano, entre o presidente da Coréia do Sul, Moon Jae-In, e o líder norte-coreano, Kim Jong-Un. Eles se encontraram nesta sexta-feira (27), no horário local.


Por meio de um comunicado, a Casa Branca afirmou que deseja o bem ao povo coreano e que espera que as conversações alcancem seus objetivos rumo à paz.


“Por ocasião da histórica reunião do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, com o líder norte-coreano Kim Jong-un, desejamos bem ao povo coreano. Esperamos que as conversações alcancem o progresso em direção a um futuro de paz e prosperidade para toda a península coreana”, destacou o texto.


Antes do encontro, os dois líderes sinalizaram interesse comum em levar adiante o diálogo em prol de um futuro de paz. Em rápidas declarações, Kim Jong-Un disse que este era o início de um novo tempo e Moon Jae-In afirmou que a "primavera estava se espalhando pela Coreia do Sul", referindo-se à importância do encontro histórico - a primeira visita de um líder norte-coreano desde a guerra que dividiu a península, em 1953.


Kim Jong-Un afirmou que as expectativas eram altas. Moon Jae, por sua vez, comentou que o encontro é de extrema importância para ambos os países. Acrescentou que há um enorme fardo sobre ambos os ombros, que devem buscar a paz.


No livro de visitas do palácio, Kim Jong-Un escreveu que "uma era de paz começa agora, no ponto de partida da história".


A reunião começou às 10h15min no horário local, (22:15 dessa quinta-feira, 26, em Brasília). Kim Jong-Un cruzou a fronteira à pé em um gesto histórico. Ele foi o primeiro líder do país a fazer isso desde a guerra.


Os dois países têm como pauta o tema da proposta de desnuclearização da Coreia do Norte, uma exigência para a cúpula que será realizada com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pontos de conversação para uma reaproximação e o restabelecimento do paz entre os países.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

ONU anuncia mais 175 livros infantis para Clube de Leitura ODS

A ONU tem um desafio a ser cumprido até 2030: são os objetivos do desenvolvimento sustentável. E esse assunto também deve ser conhecido pelas crianças. Foram anunciadas as 175 obras escolhidas para aumentar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético-MG recebe São Paulo neste domingo no Mineirão

Atlético-MG e São Paulo precisam concentrar forças para o Campeonato Brasileiro. Galo e Tricolor passaram por dificuldades nas duas primeiras rodadas e perderam pontos que podem ser preciosos no fim da competição.

Baixar arquivo
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo