Conselho de Segurança da ONU deve discutir hoje suposto ataque químico na Síria

Internacional

Publicado em 09/04/2018 - 12:05 Por Leandra Felipe - Atlanta (EUA)

Está prevista para a tarde de hoje (9) uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir um suposto ataque realizado com armas químicas na Síria.  

 

A informação foi divulgada pela imprensa norte-americana ainda no domingo (8), mas uma mensagem no twitter da missão britânica confirmou que o encontro extraordinário será realizado hoje em Nova Iorque. 


A reunião foi solicitada pelos Estados Unidos e outros países, como França, Reino Unido, Polônia, Suécia, Peru e Costa do Marfim.  A Rússia também concorda com a realização de um encontro hoje para tratar do que chamou de "ameaças internacionais à paz e à segurança".


Um ataque químico, ainda não confirmado, na cidade síria de Duma, em Ghouta Oriental, teria deixado 42 mortos e ferido outras 500 pessoas, no último sábado (7), segundo levantamento de organizações humanitárias que atuam na região e da própria Defesa Civil síria.


O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterrez, já havia expressado nesse domingo (8) preocupação com a situação dos civis após o ataque, em um comunicado em que disse estar  "particularmente alarmado".


A Rússia negou que tenham sido utlizadas armas químicas no ataque, mas o ONU pediu "exaustiva investigação", uma vez que os relatos da ajuda huminitária e de vítimas, confirmam características de uso de armas químicas no episódio de sábado.


O governo russo afirmou que as denúncias sobre um suposto ataque químico seriam um "pretexto" para justificar uma intervenção militar na Síria.

 

No twitter, o presidente norte-americano Donald Trump responsabilizou o presidente russo Vladmir Putin e o Irã de apoiarem o governo de Bashar al-Assad.

Últimas notícias
Cultura

Escola de samba Portela se torna patrimônio imaterial e cultural

A maior campeã da história do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Portela se tornou patrimônio imaterial e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre e dor no corpo.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai passar a exigir quarentena para viajantes não vacinados

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o período de quarentena definido, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo.

Baixar arquivo
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo