Parlamentares criticam Trump por retirar EUA de acordo nuclear com Irã

Congresso Americano

Publicado em 09/05/2018 - 10:05 Por Leandra Felipe - Atlanta (EUA)

Internamente, a decisão de Donald Trump sobre retirar os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã causou reações das principais lideranças dos partidos Republicano e Democrata, sobretudo no Congresso.


A maioria republicana apontou erros que precisavam ser corrigidos, mas vários líderes viram de forma crítica a ruptura com países aliados.


Os democratas criticaram, seguindo a linha do ex-presidente Barack Obama, que nessa terça-feira (8) chama a posição assumida por Trump de um "grande erro".


Os republicanos que elogiaram a decisão, destacaram que o acordo de 2015 não era sólido, seguindo argumentos de Trump sobre as falhas do pacto em impedir que o Irã apoie grupos terroristas no Oriente Médio.


O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, afirmou que o pacto "foi falho desde o início" e que espera trabalhar para melhorá-lo junto ao presidente Trump.


"Minha opinião é que é um negócio falho e podemos fazer melhor", explicou e completou: "claramente há um próximo passo além disso e estamos ansiosos para ver como faremos isso.”


O senador republicano, Jeff Flake, do Arizona, afirmou que permitir que o Irã contorne as restrições impostas a seu programa nuclear "seria imprudente", mas que a saída do acordo foi uma decisão errada.


Entre os líderes democratas a reação foi mais crítica, até mesmo entre os políticos que, em 2015, foram contrários ao pacto, como o atual líder da Minoria no Senado, Chuck Schumer.


Horas depois do anúncio da decisão, pela Casa Branca, ele afirmou que "Trump parece ter um slogan, mas nenhum plano", afirmou o líder.


O ex-candidato presidencial democrata, senador Bernie Sanders, divulgou um vídeo em suas redes sociais em que diz que o discurso do presidente Trump sobre a saída do país do acordo "foi a mais recente de uma série de decisões imprudentes que aproximam o país do conflito."


Sanders afirmou que a decisão de "reimpor sanções" nucleares ao Irã e retirando-se do Plano de Ação Integral Conjunto [Donald Trump] colocou a nação em um caminho perigoso.


Para o senador, a decisão de Trump isolou os Estados Unidos de seus mais importantes aliados europeus - França, Alemanha e Reino Unido - que continuam apoiando o acordo e têm sistematicamente afirmado que é de seus próprios interesses de segurança nacional vê-lo confirmado.

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo