Temer vai hoje a Buenos Aires para reunião do G20

Internacional

Publicado em 29/11/2018 - 09:18 Por Mônica Yanakiew - Buenos Aires

O presidente, Michel Temer, chega a Buenos Aires nesta quinta-feira (29) para a Cúpula do G20. A reunião dos líderes das 20 maiores economias mundiais ocorre em meio de uma guerra comercial que afeta o Brasil e o mundo.

 

A capital da Argentina amanheceu blindada, barreiras foram colocadas em volta dos hotéis de luxo e das embaixadas e o transporte público deixará de funcionar normalmente, a partir desta quinta-feira até o domingo (2).

 

Tudo isso para garantir a segurança dos líderes do G20.

 

Eles participarão da 10º Cúpula, que começa na sexta-feira (30) e termina no sábado, a primeira reunião de líderes do G20 foi nos Estados Unidos, em 2008, justamente no ano da crise financeira, que abalou o
mundo.

 

Eles decidiram se encontrar todos os anos para evitar que a história se repita.

 

Mas esta Cúpula ocorre justamente em meio a uma crise comercial entre as duas maiores potências: Estados Unidos e China.

 

O mundo está de olho na reunião bilateral entre os presidentes norte-americano, Donald Trump, e o chinês, Xi Jinping. A expectativa é que haja um acordo ou pelo menos uma trégua entre os dois países.

 

A primeira-ministra do Reino Unido, Thereza May, também estará em Buenos Aires no momento em que o pais decide seu futuro.

 

No próximo dia 11, o Parlamento Britânico decidirá se vai aprovar ou não o acordo do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.

 

A atenção do mundo também está voltada para o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman.

 

Ele tem sido apontado por organizações internacionais de direitos humanos como o principal responsável dos crimes de guerra cometidos no Iemên e foi acusado, também, de ter mandado matar o jornalista Jamal Kashogui, que criticava o regime saudita nas suas colunas no jornal norte-americano Washington Post.

 

Enquanto os lideres debatem os desafios do mundo, nos tempos da revolução tecnológica, manifestantes devem ocupar as ruas de Buenos Aires.

 

Eles vão protestar contra a globalização e o desemprego e a favor dos direitos humanos.

 

* Título atualizado para correção de informação.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo