Maduro convoca reunião do Partido Socialista para o fim de semana

Venezuela

Publicado em 02/05/2019 - 12:03 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, realizou uma marcha militar em Caracas, nesta quinta-feira (2). Maduro ainda convocou para este final de semana um Congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela para elaborar um plano de mudança e de retificação da chamada Revolução Bolivariana, movimento político iniciado pelo ex-presidente Hugo Chávez.

 

Maduro tenta manter a lealdade das Forças Armadas e mobilizar os apoiadores para medir forças com os opositores, que realizaram manifestações nos últimos dois dias pedindo aos militares que se rebelem contra o governo.

 

No discurso desta quinta-feira, cercado de militares de alta patente, Maduro que diz as Forças Armadas mostraram lealdade.

 

Maduro ainda questiona se o que os opositores querem é uma guerra civil.

 

Nessa quarta-feira (1º), o autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó, convocou os trabalhadores para iniciar uma paralisação nesta quinta-feira (2) rumo a uma greve geral contra o governo.

 

Mostrando fotos de manifestações realizadas no 1º de Maio, Guaidó fez um apelo aos militares para que o apoiem.

 

No Twitter, o líder opositor diz que as Forças Armadas juraram defender o povo e não um usurpador que se esconde enquanto vê como matam os nossos irmãos, nas palavras de Juan Guaidó. A ONG Observatório Venezuelano de Conflito Social registrou duas mortes em protestos no país, nos últimos 2 dias, além de dezenas de feridos.

 

A organização contabiliza 51 mortos em manifestações desde o início do ano.

Últimas notícias
Cultura

Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios

A experiência está acontecendo na Estação Ecológica Jataí na cidade de Luís Antônio, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Política

Câmara dos Deputados elege novos membros da mesa diretora

O deputado Lincoln Portela, do PL de Minas Gerais, foi eleito nessa quarta-feira para o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Centro-oeste tem aumento de 165% dos casos de dengue

Os casos de dengue vêm crescendo no país. O centro-oeste lidera com mais de 855 mil casos prováveis da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, segundo o Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa alerta para publicidade ilegal de fórmulas infantis

Seis em cada dez farmácias e supermercados brasileiros infringem a legislação que regula o marketing de produtos que podem prejudicar a amamentação, diz pesquisa do Observa Infância.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: Maio Roxo e as doenças intestinais

A campanha Maio Roxo conscientiza a população sobre as doenças inflamatórias intestinais . O médico Idblan Carvalho detalha os sintomas, o caminho até o diagnóstico e o tratamento das doenças de Crohn e da retocolite.

Baixar arquivo