Instalação de fábrica de celulose gera protestos na fronteira do Uruguai com Argentina

Uruguai e Argentina

Publicado em 30/07/2019 - 16:22 Por Marieta Cazarré - Montevideo

Os uruguaios receberam, há poucos dias, a notícia de que a empresa finlandesa UPM fará um investimento bilionário no país. O novo projeto é a construção da segunda fábrica de celulose de eucalipto, que receberá investimento de US$2,7 bilhões. Mas, a decisão gerou protestos tanto no Uruguai quanto na Argentina.

 

A empresa investirá, ainda, US$350 milhões no Porto de Montevidéu em instalações às margens do Rio Negro.

 

E é justamente sobre os rios que estão voltados os olhos daqueles que não querem a construção da fábrica. O problema é que a primeira fábrica de papel está situada na cidade uruguaia de Fray Bentos, fronteira com a Argentina. E o Rio Uruguai, que corta os dois países, recebe resíduos da papelera, como é chamada por aqui.

 

No fim de semana passado, houve protestos na Argentina. Um grupo de manifestantes parou os carros na estrada que une os dois países e distribuiu panfletos contra a instalação da fábrica no país vizinho e uma possível acumulação de resíduos nos rios Negro e Uruguai.

 

A instalação da primeira fábrica levou a confrontos entre Argentina e Uruguai que duraram anos.

 

A empresa prometeu aumentar em mais de 50% sua capacidade atual de produção de celulose e afirmou que as operações devem começar em meados de 2022. A nova fábrica terá capacidade de produzir mais de 2 milhões de toneladas de celulose por ano. A primeira, localizada em Fray Bentos, produz pouco mais de 1 milhão de toneladas.

 

A empresa afirma ainda que a nova planta aumentará o Produto Bruto Interno do Uruguai em aproximadamente 2% e o valor anual das exportações em cerca de 12%. Durante as obras, até 6 mil empregos deverão ser criados. Após finalizada a construção, a estimativa é de contratação de 10 mil funcionários.

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo