Embaixada da Venezuela no DF vive clima tenso entre apoiadores de Guaidó e Maduro

Invasão

Publicado em 13/11/2019 - 15:25 Por Maíra Heinen - Brasília

Um grupo de cerca de 20 pessoas ligadas ao presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, entrou na Embaixada da Venezuela no Brasil por volta de 4h30 dessa quarta-feira (13). A situação na entrada da embaixada é de ânimos exaltados de apoiadores de Maduro e de Juan Guaidó.

 

O ministro conselheiro da embaixada, nomeado por Guaidó, Tomás Silva, disse que os funcionários reconheceram o presidente autoproclamado e fizeram a entrega da residência e do escritório da Embaixada da Venezuela no Brasil. Disse, ainda, que estão contentes e que a dignidade está com eles.

 

Já o deputado Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul, acompanha a situação dentro da embaixada e afirma que houve agressão a funcionários e familiares que moram no local.

 

Alberto Palombo, que seria uma das lideranças do grupo que ocupou a embaixada nesta manhã, disse ser voluntário e que atua para ajudar os refugiados venezuelanos. Segundo ele, o grupo chegou na madrugada a pedido do ministro conselheiro Tomás Silva.

 

Em comunicado, a embaixadora nomeada por Juan Guaidó para o Brasil, María Teresa Belandria Expósito, afirma que comunicou o fato ao Ministério de Relações Exteriores do Brasil e convidou os demais funcionários da embaixada a reconhecer a autoridade de Guaidó. Maria Tereza ainda pede que todos os empregados dos sete consulados venezuelanos no país também reconheçam Guaidó como presidente.

 

Já o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República informou que o presidente, Jair Bolsonaro, jamais tomou conhecimento e, muito menos, incentivou a invasão da Embaixada da Venezuela por partidários do Sr. Juan Guaidó.

 

De acordo com o comunicado, as forças de segurança, da União e do Distrito Federal, estão tomando providências para que a situação se resolva pacificamente e retorne à normalidade.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo