Embaixada da Venezuela no DF vive clima tenso entre apoiadores de Guaidó e Maduro

Invasão

Publicado em 13/11/2019 - 15:25 Por Maíra Heinen - Brasília

Um grupo de cerca de 20 pessoas ligadas ao presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, entrou na Embaixada da Venezuela no Brasil por volta de 4h30 dessa quarta-feira (13). A situação na entrada da embaixada é de ânimos exaltados de apoiadores de Maduro e de Juan Guaidó.

 

O ministro conselheiro da embaixada, nomeado por Guaidó, Tomás Silva, disse que os funcionários reconheceram o presidente autoproclamado e fizeram a entrega da residência e do escritório da Embaixada da Venezuela no Brasil. Disse, ainda, que estão contentes e que a dignidade está com eles.

 

Já o deputado Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul, acompanha a situação dentro da embaixada e afirma que houve agressão a funcionários e familiares que moram no local.

 

Alberto Palombo, que seria uma das lideranças do grupo que ocupou a embaixada nesta manhã, disse ser voluntário e que atua para ajudar os refugiados venezuelanos. Segundo ele, o grupo chegou na madrugada a pedido do ministro conselheiro Tomás Silva.

 

Em comunicado, a embaixadora nomeada por Juan Guaidó para o Brasil, María Teresa Belandria Expósito, afirma que comunicou o fato ao Ministério de Relações Exteriores do Brasil e convidou os demais funcionários da embaixada a reconhecer a autoridade de Guaidó. Maria Tereza ainda pede que todos os empregados dos sete consulados venezuelanos no país também reconheçam Guaidó como presidente.

 

Já o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República informou que o presidente, Jair Bolsonaro, jamais tomou conhecimento e, muito menos, incentivou a invasão da Embaixada da Venezuela por partidários do Sr. Juan Guaidó.

 

De acordo com o comunicado, as forças de segurança, da União e do Distrito Federal, estão tomando providências para que a situação se resolva pacificamente e retorne à normalidade.

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo x Universidad Católica do Chile jogam às 21h30

Flamengo pode garantir vaga para as oitavas de final da Libertadores nesta terça-feira (17). Para isso acontecer, basta um empate com o Universidad Católica, do Chile, no Maracanã. 

Baixar arquivo
Geral

Acidente em voo com balão deixa nove pessoas feridas em São Paulo

O acidente com um balão turístico, neste terça-feira, entre as cidades de Boituva e Porto Feliz, no interior do estado de São Paulo, deixou nove pessoas ficaram feridas e uma delas em estado grave.

Baixar arquivo
Esportes

Tite convoca mais um zagueiro para a seleção brasileira

Zagueiro Léo Ortiz, do Red Bull Bragantino, foi convocado pelo técnico Tite nesta terça-feira (17) para os próximos dois amistosos da Seleção Brasileira, nos dias 2 e 6 de junho contra Coreia do Sul e Japão, em Seul e Tóquio.

Baixar arquivo
Política

Governo quer privatização da Eletrobras até julho deste ano

Assunto foi tema de reunião no Ministério da Economia nesta terça-feira (17). Participaram o ministro Paulo Guedes, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e o Advogado Geral da União, Bruno Bianco, além dos presidentes do BNDES e da própria Eletrobras.

Baixar arquivo
Cultura

Instituto Brennand oferece atividades para marcar a Semana dos Museus

O Museu do Instituto Ricardo Brennand reúne milhares de obras da coleção do industrial pernambucano que dá nome ao local. A programação completa pode ser consultada no site gov.br/museus ou no perfil do Ibram nas redes sociais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Abastecimento de água em Manaus muda vida de moradores de baixa renda

Alguns moradores da comunidade, no entanto, são resistentes à instalação da rede porque não querem ter de pagar a tarifa da Águas de Manaus

Baixar arquivo