Estação Comandante Ferraz é reinaugurada na Antártica com presença do vice-presidente

Comandante Ferraz

Publicado em 15/01/2020 - 22:47 Por Marcos Chagas e Joana Lima - Brasília

O vice-presidente da República Hamilton Mourão participou nesta quarta-feira (15) da cerimônia de reinauguração da estação brasileira de pesquisa Comandante Ferraz, no Continente Antártico.


O governo federal investiu cerca de US$100 milhões para reconstruir a estação Comandante Ferraz, que foi destruída após um incêndio de grandes proporções em 2012.


 Mourão disse que reconstrução da base Comandante Ferraz caracterizam o avanço da "presença do Brasil neste continente meridional".

 

Já o comandante da Marinha, almirante de Esquadra, Ilques Barbosa Junior, destacou a sustentabilidade da noba base Comandante Ferraz. 

 

A nova estação tem 17 laboratórios e ocupa uma área de 4,5 mil metros quadrados. É considerada uma das mais modernas do continente gelado no extremo sul da América.

 

A nova estrutura abrigará projetos de pesquisa e experimentos de diferentes disciplinas. O início das pesquisas foi marcado pelo lançamento de um balão meteorológico. Os dados coletados vão ser aproveitados para a análise da dinâmica atmosférica do local e suas interações com a América do Sul.

 

Com informações da Agência Brasil, Marcos Chagas, para a Radioagência Nacional.

Últimas notícias
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta a procura por vacina contra a dengue no Distrito Federal

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue, que passou para 6 a 16 anos. A medida foi tomada para evitar o desperdício de doses que vencem em 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Serra de Santa Catarina registra geada e temperatura de 0°C

As paisagens ficaram brancas com a formação de gelo na superfície da vegetação.

Baixar arquivo
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo