China suspende entrada de estrangeiros depois de registrar casos importados de coronavírus

Estrangeiros barrados

Publicado em 26/03/2020 - 20:34 Por Lana Cristina - Brasília

A partir do próximo sábado, dia 28, a China não aceitará mais a  entrada de estrangeiros com visto e permissão de residência válidos. A medida é temporária e se justifica pelo aumento da importação de casos de coronavírus. As informações são do Ministério das Relações Exteriores.

 

A China continental não registrou nenhum caso de coronavírus transmitido localmente pela sexta vez em oito dias. E a província de Hubei, onde o vírus foi detectado pela primeira vez, já havia aberto as fronteiras, mas, agora, os controles para evitar o ressurgimento de infecções aumentam.

 

A suspensão da entrada de estrangeiros no país não se aplicará a quem faz viagem diplomática ou oficial e também aos portadores de visto “C”, que são aqueles são emitidos para estrangeiros envolvidos na prestação de serviços de transporte internacional.

 

Segundo o vice-ministro de Relações Exteriores, Luo Zhaohui, cerca de 90% de todos os casos importados são portadores de passaportes chineses. E 40% deles são estudantes chineses que voltaram para casa em meio ao crescimento das infecções no exterior.

 

Nesta quarta-feira (25), foram relatados, na China, 67 novos casos de coronavírus e todos foram importados. Os 47 registrados há dois dias também. O número total de casos na China está em 81.285 no momento. Os mortos, vítimas do coronavírus, são 3.287 no país.

 

Hubei, que tem cerca de 60 milhões de habitantes, não registrou nenhum caso novo desde esta quarta. O transporte público foi reativado e vários moradores são vistos pelas cidades da província usando máscaras. A interdição de Wuhan, capital de Hubei, onde o vírus surgiu no final do ano passado, será suspensa em 8 de abril.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo