Países do G-20 decidem injetar US$ 5 trilhões na economia mundial contra efeitos do coronavírus

Contra efeitos do coronavírus

Publicado em 26/03/2020 - 17:35 Por Sayonara Moreno - Brasília

US$ 5 trilhões. Essa é a soma do valor a ser injetado na economia global pelos países membros do G-20, as principais economias mundiais. O valor foi citado em declaração conjunta da entidade, após a reunião dos representantes nesta quinta-feira, convocada extraordinariamente devido à pandemia do novo coronavírus.


Coordenado este ano pelo rei da Arábia Saudita, Salman Al Saud, o encontro ocorreu por videoconferência e teve a participação dos representantes desses países.


Na declaração conjunta, foram citados seis pontos pelos quais as nações integrantes e organismos internacionais se comprometem em se esforçar: proteger vidas, empregos e a renda das pessoas; preservar a estabilidade financeira; reavivar o crescimento e recuperar-se mais forte; minimizar interrupções no comércio e nas cadeias de suprimentos globais; prestar ajuda a todos os países que precisam de assistência e coordenar medidas de saúde pública e financeiras.


O presidente Jair Bolsonaro participou do encontro e esteve conectado com os demais líderes a partir do Palácio do Planalto. O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, publicou, logo após a reunião, que “cada país tem suas políticas para conter a propagação do vírus e preservar a saúde dos cidadãos. Mas todos coincidem que é fundamental evitar um colapso econômico”, escreveu no Twitter.


Antes da reunião, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, mencionou que o foco do encontro seria a luta contra a Covid-19 e as formas de manter a estabilidade da economia mundial. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também no Twitter, defendeu que o coronavírus precisa de uma resposta global.


Antes da conferência do G-20, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, escreveu uma carta aos membros do grupo. No documento, ele destaca que é preciso pensar uma resposta ao novo coronavírus, como “um plano de guerra”, e cita que a liderança do G-20 tem a chance de avançar com um “forte pacote” de respostas em solidariedade às pessoas do mundo, principalmente as mais vulneráveis.

Últimas notícias
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo