Venezuela confirma dois primeiros casos de coronavírus no país

Pandemia

Publicado em 13/03/2020 - 15:46 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou, na manhã desta sexta-feira, a confirmação de dois casos de contaminação pelo novo coronavírus no país. São eles uma mulher de 41 anos que esteve de viagem por Estados Unidos, Itália e Espanha; e um homem de 52 anos proveniente da Espanha. Ambos estão isolados, em quarentena.


No anúncio, Rodríguez pediu a todos os passageiros que viajaram nos voos onde estavam os dois pacientes que entrem imediatamente em quarentena domiciliar obrigatória. Os voos são da empresa Iberia, número 6673, dos dias 5 e 8 de março.


Ela reforçou que não se trata de uma recomendação, mas de uma determinação. Ela disse que “é uma obrigação para todas as pessoas que vinham nos voos da Iberia: devem entrar imediatamente em quarentena preventiva obrigatória".


A vice-presidente disse ainda que já foram localizadas as pessoas que tiveram contato direto com os dois infectados e que as autoridades sanitárias estão construindo a cadeia de contatos indiretos, para que todos sejam postos em isolamento.


Ontem, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou estado de emergência permanente no sistema de saúde do país.


O governo da Venezuela anunciou também a suspensão, por um mês, de todos os voos provenientes da Europa e da Colômbia. Outra medida foi a suspensão e a proibição de concentrações públicas massivas, eventos e espetáculos com grande concentração de pessoas, além do fechamento de museus ou outros lugares fechados de ampla visitação.


No Panamá, o presidente Laurentino Cortizo decretou hoje estado de emergência no país. O número de casos de contaminação pelo novo coronavírus praticamente dobrou entre a última quarta-feira e ontem, passando de 14 para 27 o número de infectados.


Um comunicado do Ministério da Saúde panamenho informa que "os novos casos relatados são o resultado de uma busca ativa entre os contatos de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus e outros associados a pessoas que vieram do exterior, dos países afetados",


O documento diz ainda que a maioria dos casos corresponde a pessoas com mais de 40 anos, e 21 deles não precisaram de hospitalização - estão sendo mantidos em isolamento domiciliar.


O documento determina que cruzeiros com turistas procedentes de áreas afetadas pelo Covid-19 não poderão desembarcar em solo nacional sem que cumpram o isolamento obrigatório.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo