Venezuela confirma dois primeiros casos de coronavírus no país

Pandemia

Publicado em 13/03/2020 - 15:46 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou, na manhã desta sexta-feira, a confirmação de dois casos de contaminação pelo novo coronavírus no país. São eles uma mulher de 41 anos que esteve de viagem por Estados Unidos, Itália e Espanha; e um homem de 52 anos proveniente da Espanha. Ambos estão isolados, em quarentena.


No anúncio, Rodríguez pediu a todos os passageiros que viajaram nos voos onde estavam os dois pacientes que entrem imediatamente em quarentena domiciliar obrigatória. Os voos são da empresa Iberia, número 6673, dos dias 5 e 8 de março.


Ela reforçou que não se trata de uma recomendação, mas de uma determinação. Ela disse que “é uma obrigação para todas as pessoas que vinham nos voos da Iberia: devem entrar imediatamente em quarentena preventiva obrigatória".


A vice-presidente disse ainda que já foram localizadas as pessoas que tiveram contato direto com os dois infectados e que as autoridades sanitárias estão construindo a cadeia de contatos indiretos, para que todos sejam postos em isolamento.


Ontem, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou estado de emergência permanente no sistema de saúde do país.


O governo da Venezuela anunciou também a suspensão, por um mês, de todos os voos provenientes da Europa e da Colômbia. Outra medida foi a suspensão e a proibição de concentrações públicas massivas, eventos e espetáculos com grande concentração de pessoas, além do fechamento de museus ou outros lugares fechados de ampla visitação.


No Panamá, o presidente Laurentino Cortizo decretou hoje estado de emergência no país. O número de casos de contaminação pelo novo coronavírus praticamente dobrou entre a última quarta-feira e ontem, passando de 14 para 27 o número de infectados.


Um comunicado do Ministério da Saúde panamenho informa que "os novos casos relatados são o resultado de uma busca ativa entre os contatos de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus e outros associados a pessoas que vieram do exterior, dos países afetados",


O documento diz ainda que a maioria dos casos corresponde a pessoas com mais de 40 anos, e 21 deles não precisaram de hospitalização - estão sendo mantidos em isolamento domiciliar.


O documento determina que cruzeiros com turistas procedentes de áreas afetadas pelo Covid-19 não poderão desembarcar em solo nacional sem que cumpram o isolamento obrigatório.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Olimpíada: seleção feminina de futebol empata com a Holanda

O jogo, válido pela 2ª rodada do grupo F, ocorreu na manhã deste sábado (24) no estádio Miyagi. Debinha, Marta e Ludmila marcaram para o Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Felipe Lima se classifica para semifinal dos 100 m peito em Tóquio

Brasileiro conseguiu o melhor resultado da natação verde e amarela no primeiro dia de disputa da Olimpíada no Centro Aquático de Tóquio. 

Baixar arquivo
Cultura

Justiça do Rio decide desinterditar a Cidade do Samba

A Cidade do Samba estava interditada desde 11 de janeiro, a pedido do Ministério Público, para que as instalações fossem reestruturadas para reduzir os riscos de incêndio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio cria comitê para combater violência política contra mulheres

Objetivo do do Comitê Marielle Franco de Proteção e Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres é combater o racismo e conscientizar a população sobre o papel transformador das mulheres negras na sociedade.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2021: mais de três milhões de estudantes têm inscrição confirmada

Para a modalidade digital do Enem foram confirmadas aproximadamente 69 mil inscrições de um total de 101 mil vagas ofertadas.  

Baixar arquivo
Economia

Cenário energético vai permanecer sensível até novembro, aponta ONS

Estudo considerou um aumento das atividades de comércio e serviços daqui para a frente, o que aumenta também a demanda de energia justamente em um período de seca e de baixa nos reservatórios.

Baixar arquivo