Opas pede cautela em relaxamento de medidas de isolamento

Américas

Publicado em 05/05/2020 - 19:10 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

A Organização Pan Americana de Saúde, Opas, defende que a retomada das atividades econômicas e o relaxamento das medidas de isolamento devem feitos com cautela pelos Estados membros, com consulta à população. A orientação foi dada nesta terça-feira, em uma conferência para a imprensa transmitida pela internet.

 

A diretora da Opas, Carissa Etienne, fez um apelo a todos os países das Américas para que sejam cautelosos em relação à reabertura dos comércios, e alertou que a transição deve ser feita com muito cuidado, mantendo o equilíbrio entre salvar vidas e proteger a economia.


Segundo Etienne, as decisões políticas devem se basear em dados, como análise das taxas de novos casos e mortes, capacidade hospitalar e índice de propagação do vírus, uma vez que as diferentes cidades não são afetadas da mesma forma.


Nas Américas, já são 1,4 milhão de casos e 80 mil mortes. A diretora da Opas alerta para o fato de que há países onde o número de casos está dobrando em quatro dias ou menos. É o caso dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Equador, Peru, Chile e México.


Esse indicador mostra que a transmissão segue muito alta nesses países e que se deve implementar toda uma gama de medidas de saúde pública: ampla testagem, rastreio dos contatos, isolamento dos casos e, claro, distanciamento social.


Para Jarbas Barbosa, diretor-adjunto da Opas, é importante o esforço de ampliar a capacidade de testes para os casos suspeitos e, a partir da detecção de um caso suspeito como positivo, promover o isolamento, a quarentena adequada, o monitoramento e isolamento dos contatos - para interromper o caminho do vírus.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo