Diante da pandemia, organizações internacionais propõem auxílio contra a fome na América Latina

Para a América Latina

Publicado em 16/06/2020 - 19:03 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

A América Latina e o Caribe, fortemente afetados pela pandemia do novo coronavírus, devem ultrapassar os 83 milhões de pessoas na pobreza extrema em 2020. A conclusão é da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, Cepal, e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO. Os organismos internacionais propõem, além de uma Renda Básica de Emergência para as pessoas pobres, um Auxílio contra a Fome para todos aqueles que vivem na pobreza extrema.


De acordo com Alícia Bárcena, secretária-executiva da CEPAL, o organismo propões duas ações: a criação de um Auxílio contra a Fome e o aumento de créditos não reembolsáveis para o setor produtivo agropecuário.


Segundo a proposta, o Auxílio contra a Fome deveria ser entregue durante 6 meses. O custo desse benefício seria de 0,45% do PIB regional se fosse direcionado a todos os mais de 83 milhões de pessoas em pobreza extrema.


O segundo pacote proposto pela Cepal se refere ao aumento da oferta de créditos mais flexíveis e de investimentos não reembolsáveis para o setor produtivo agropecuário. De acordo com Alícia Bárcena, essas medidas evitariam falhas em cascata e manteriam a cadeia de pagamentos funcionando.


A ideia seria injetar mais de US$ 5 bilhões em linhas de crédito para pequenos, médios e grandes produtores, através de bancos de desenvolvimento nacionais e internacionais, com garantias, seguros e outros incentivos.


As propostas têm três objetivos: apoiar as pessoas, garantindo o acesso aos alimentos; auxiliar produtores e empresas, para que sigam operando; e amparar as cadeias produtivas, para assegurar um funcionamento de todo o sistema de produção e distribuição de alimentos.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo