Quase a metade de todos os casos de Covid-19 no mundo estão nas Américas. E de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o vírus continua a se disseminar muito fortemente no Brasil, no Peru e no Chile.
O organismo alerta para a chegada do inverno na América do Sul e para o aumento de infecções respiratórias, que podem levar a um agravamento dos casos de contaminação por Covid-19.
A diretora da Opas, Carissa Etienne, aponta que o clima frio é um desafio adicional para os sistemas de saúde, já sobrecarregados com os casos de Covid-19, em função do pico de outras doenças respiratórias. Como elas têm sintomas similares aos da Covid-19, fica mais difícil o diagnóstico de contaminação pelo novo coronavírus.
Para Etienne, a vacina preventiva para a gripe é mais importante do que nunca, em especial para grupos de alto risco como trabalhadores da saúde, pessoas idosas e com infeções crônicas.
Marcos Espinal, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da OPAS, salientou as desigualdades na América Latina, que dificultam o combate à Covid-19. E citou como exemplo as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Lima, que estão rodeadas por cinturões de pobreza.
Em relação às mudanças feitas na plataforma de consolidação de dados da Covid-19 pelo Ministério da Saúde do Brasil, Espinal afirmou que os países podem revisar seus dados, que é uma prerrogativa de cada país, mas sugeriu que os dados sigam sendo reportados.