Oxfam revela que a renda dos 73 bilionários da América Latina cresceu 17% na pandemia

Desigualdade de renda

Publicado em 27/07/2020 - 14:41 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Um levantamento na base de dados da revista Forbes sobre a renda dos bilionários da América Latina e do Caribe revelou que a renda dos 73 multimilionários da região cresceu 17% desde o início da pandemia, aumentando o total do patrimônio líquido desse pequeno grupo da sociedade em mais de 48 bilhões de dólares, entre março e junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram levantados pela ONG Oxfam, que faz relatórios sobre desigualdade econômica.

 

O aumento da renda dos bilionários na região equivale a um terço do total de recursos previstos em pacotes de estímulos econômicos adotados por todos os países da região.

 

Dos 73 bilionários pesquisados, 42 são do Brasil. Esses brasileiros viram a fortuna crescer 34 bilhões de dólares durante a maior crise econômica da história. Enquanto isso, estima-se que 40 milhões de pessoas perderão seus empregos e 52 milhões entrarão na faixa de pobreza na América Latina e Caribe em 2020.

 

A diretora-executiva da ONG Oxfam Brasil, Kátia Maia, destaca que o relatório divulgado nesta segunda-feira precisa ser levado em conta durante a reforma tributária em discussão no Congresso Nacional.

 

A ONG Oxfam destacou ainda que enquanto milhares de micro, pequenas e médias empresas estão fechando as portas, os ganhos de grandes corporações como a Microsoft, a Visa ou a farmacêutica Pfizer cresceram entre 30 e 50% desde o início do ano.

 

A Organização Não Governamental defende também impostos sobre as receitas extraordinárias dessas grandes companhias como forma de amenizar os efeitos da pandemia. Por outro lado, argumenta a Oxfam, o aumento da tributação dessas riquezas  poderia reduzir os tributos dos mais pobres, que incidem principalmente em alimentos e produtos de higiene e limpeza.

 

 

*Atualização às 21h de 28/07 para correção do título

 

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo