Brasileiros terão mais facilidade para retirar documentos no exterior

Carta de Intenções foi assinada pelo Itamaraty e donos de cartórios

Publicado em 20/11/2020 - 14:13 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Brasileiros que vivem no exterior ou estão em viagem internacional podem ter mais facilidade, a partir de agora, para retirar documentos em unidades do ministério das relações exteriores. Uma carta de intenções nesse sentido foi assinada nesta sexta-feira (20) entre o Itamaraty e a Arpen-Brasil, a Associação Nacional de donos de Cartórios.

O documento vai permitir o acesso, pelo Itamaraty, aos bancos de dados dos cartórios de todo o país. O secretário geral das Relações Exteriores, Otávio Brandeli, destacou a importância do serviço prestado pela instituição em outras nações.

A troca de informações entre os consulados e os cartórios deve permitir ao brasileiro retirar no exterior, com mais facilidade e rapidez, certidões de nascimento, casamento, óbito, documentos de compra de imóveis ou mesmo constituir empresas sem necessidade de entrar em contato com cartórios no Brasil.

A empresária brasileira Daniela Latham mora na Inglaterra e conta a dificuldade para conseguir pegar alguns documentos onde vive.

Após o acordo assinado nesta sexta-feira (20), as entidades de registro civil devem encaminhar ao Conselho Nacional de Justiça uma proposta para que todos os atos de registros de brasileiros no exterior sejam remetidos eletronicamente aos cartórios das cidades de origem dos brasileiros que vivem em outro país.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Cuiabá e Fluminense fecham rodada do Brasileirão nesta segunda

A rodada 21 do Brasileirão vai se completar, nesta segunda, às 20h, com Cuiabá x Fluminense. A partida irá acontecer, na Arena Pantanal.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro lança plataforma para controle de acidentes de trânsito

Com gráficos, mapas e tabelas dinâmicas, a plataforma ISPTrânsito possibilita a consulta de cidades e ruas com maior número de acidentes, por exemplo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Petrobras quer neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira, sua ambição em atingir a neutralidade das emissões nas atividades sob seu controle, em prazo compatível com o estabelecido no Acordo de Paris.

Baixar arquivo
Geral

Apagão no RJ e MG não tem relação com a crise hídrica, diz ONS

A ocorrência afetou cerca de 60 cidades de Minas Gerais e 13 municípios do Rio. Operador Nacional do Sistema Elétrico informa que na noite do último sábado (18) houve um desligamento total da Subestação Rocha Leão, de propriedade de Furnas, devido à atuação da proteção diferencial de barras do setor.

Baixar arquivo
Economia

Renda do transporte urbano caiu R$16 bi entre março/2020 e junho/2021

O número de passageiros que usam o transporte coletivo urbano está em cerca de 60% dos níveis pré-pandemia, revelou levantamento Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos, a NTU.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: municípios com mais dependentes do SUS registraram menos mortes

A conclusão está na pesquisa “IVM - Índice de Vulnerabilidade Municipal de 2021-COVID19”, desenvolvida pelo Instituto Votorantim e pelo BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Baixar arquivo