Uruguai reforça vacinação na fronteira com o Brasil

Publicado em 11/03/2021 - 16:31 Por Leandro Martins - Brasília

O Uruguai está preocupado com o aumento de casos de covid-19 no Brasil, depois da descoberta de novas cepas do novo coronavírus. Diante disso, o ministro da Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas, anunciou que serão enviadas doses remanescentes das primeiras 192 mil vacinas, que o país recebeu no dia 25 de fevereiro, para cidades uruguaias de fronteira com o Brasil.

Em sua conta no Twitter, Salinas disse que, por causa da situação epidemiológica brasileira, a rapidez na vacinação na fronteira de seu país é fundamental para que o vírus deixe de sofrer mutações no Uruguai.

O país vizinho faz fronteira com o Brasil em cinco províncias, todas com o Rio Grande do Sul. É o caso da cidade gaúcha de Santana do Livramento, onde vivem 70 mil habitantes, e é separada por apenas uma praça de Rivera - a província uruguaia mais afetada pela covid-19 no momento. Com 650 casos ativos da doença, e a média de 62 casos por 100 mil habitantes, Rivera está na zona vermelha de risco da pandemia pelo índice de Harvard.

O jornalista João Vitor Montóli, que mora e trabalha em Livramento, relata que o único hospital público da cidade está com ocupação de 98% para leitos da covid-19, e a vacinação acontece para pessoas a partir de 79 anos.

Pelos dados dessa quarta-feira (10) do Ministério da Saúde uruguaio, o país contabiliza 66,5 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 680 mortes. A população do Uruguai é de 3,5 milhões de pessoas.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que a definição de políticas sanitárias e migratórias adotadas por países no contexto da pandemia de covid-19 é de soberania de seus governos.

Últimas notícias
Economia

INSS do Rio vai abrir mais de mil vagas em mutirões de BCP

O benefício dá direito a um salário mínimo, para idosos e pessoas com deficiência, com  renda familiar de até um quarto do salário-mínimo per capita, calculada com base nas informações do Cadastro Único e dos sistemas do INSS. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo