Moraes nega pedido de suspensão de processo de impeachment de Witzel

Governador afastado deve ser interrogado nesta quinta-feira

Publicado em 06/04/2021 - 11:21 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, negou pedido do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, para suspender seu processo de impeachment. Com isso, está mantida a previsão de que Witzel seja interrogado nesta quinta-feira (8), um dia depois do ex-secretário Estadual de Saúde, Edmar Santos, que é um dos principais acusados de envolvimento no esquema de desvios de recursos, que motivou a abertura do procedimento.

A partir daí o processo entra em sua fase conclusiva, com a apresentação das alegações finais da defesa e da acusação, a leitura do voto do relator e a votação da casa.

A defesa de Witzel apresentou uma reclamação ao STF, alegando que o governador afastado será ouvido sem ter acesso a todas as provas do processo, já que não pode visualizar na íntegra o acordo de colaboração premiada feito entre o ex-secretário estadual de Saúde e a Procuradoria-Geral da República.

O ministro Moraes considerou, no entanto, que a garantia da ampla defesa alcança apenas as provas que dizem respeito ao investigado ou a fatos imputados a ele diretamente. Logo, Witzel tem direito a acessar apenas os documentos da delação que se referem a ele, sob risco de quebra de sigilo, caso seja liberada a íntegra do acordo.

O governador afastado corre risco de ser removido definitivamente do cargo por causa dos escândalos envolvendo as contratações emergenciais para combater a pandemia de covid-19, que levaram a denúncias de outros esquemas na área da saúde. Paralelo ao processo de impeachment, Wilson Witzel também responde pelas acusações na seara criminal, o que acarretou seu afastamento temporário do cargo.

Edição: Vitória Elizabeth/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski dá 30 dias para Anvisa decidir sobre vacina Sputnik V

Nesta terça-feira (13) o ministro do STF Ricardo Lewandowski atendeu o pedido de liminar feito pelo governo do Maranhão para importação e autorização excepcional de uso da vacina da Rússia Sputnik V. 

Baixar arquivo
Geral

Punições para quem causa acidentes após beber ficam mais pesadas

O novo Código de Trânsito Brasileiro define que motoristas alcoolizados ou sob efeito de drogas que provocarem acidentes com lesão corporal grave ou gravíssima e que resultarem  em mortes, serão presos. 

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do programa Qualifica Mais seguem até 25 de abril

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail empregamais@economia.gov.br.

Baixar arquivo