Consulado do Japão oferece 6 tipos de bolsas de estudo a brasileiros

Publicado em 18/05/2021 - 17:32 Por Luisa Câmara* - Rádio Nacional - Brasília

Para quem planeja estudar fora do país, o consulado do Japão, junto ao Ministério da Educação , oferece seis modalidades de bolsas de estudo para brasileiros que querem ingressar em universidades japonesas.

 Será oferecida uma bolsa mensal de cerca de R$ 7 mil além de passagens aéreas de ida e volta ao Japão e o pagamento das despesas escolares. As oportunidades são para cursos de graduação com duração de 5 anos; escola técnica com previsão de formação em 4 anos e cursos profissionalizantes com duração de 3 anos.

As inscrições devem começar a partir do mês de junho. Também serão ofertados cursos de pós-graduação, treinamento para professores e curso de aprimoramento da língua e cultura nipônica para descendentes japoneses.

No caso da pós graduação, o período de inscrição vai até o dia 28 deste mês.

O curso de treinamento para professores tem duração de 1 ano e meio e os candidatos devem ter domínio do inglês e cinco anos de experiência na profissão.

 Com exceção do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá, em que a inscrição pode ser feita no site do consulado do Japão em Belém, quem mora nos demais estados brasileiros e no Distrito Federal precisa procurar a representação consular da sua região para manifestar interesse nos cursos. 

O regulamento, os documentos necessários para a inscrição e demais informações podem ser consultados na internet, na página do consulado japonês em Belém. 

*Com supervisão de Sheily Noleto.

Sheily da Silva Noleto Lopes
JCP Jornalismo
Coordenação de Edição da Rádio Nacional
Diretoria de Jornalismo
Empresa Brasil de Comunicação


Esta mensagem e todos os seus anexos são confidenciais e destinam-se exclusivamente aos seus destinatários originais. Qualquer ponto de vista ou opinião contida nesta mensagem expressa o pensamento pessoal de seu autor e não representa necessariamente a posição da EBC. Se você não é a pessoa a quem esta mensagem se destina, não distribua, imprima ou copie qualquer parte do seu conteúdo e apague-a imediatamente.

De: "Luisa Camara do Nascimento" <luisa.nascimento@ebc.com.br>
Para: "Editores Radiojornalismo" <editoresradiojornalismo@ebc.com.br>
Enviadas: Segunda-feira, 17 de maio de 2021 17:08:44
Assunto: EDITAR BOLSAS DE ESTUDOS NO JAPÃO

Bolsa de estudos no Japão

Para quem quer estudar fora do país, o governo do Japão junto com o Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia- MEXT está oferecendo seis modalidades de bolsas de estudo para brasileiros que querem ingressar em universidades japonesas.

Para ajudar nas despesas dos estudantes será pago uma bolsa mensal de cerca de 7mil reais além de passagens aéreas de ida e volta ao Japão e pagamento das despesas escolares.

As oportunidades de bolsa são para os cursos de graduação que dura 5 anos, escola técnica com duração de 4 anos e cursos profissionalizantes com duração de 3 anos, todos com inscrições previstas para começar a partir do mês de junho.

Também serão ofertados cursos de pós-graduação, treinamento para professores e curso de aprimoramento da língua e cultura japonesa para descendentes de japonês.

 As inscrições para cursar pós graduação podem ser feitas até o dia 28 deste mês.

O curso de treinamento para professores tem duração de 1 ano e 6 meses e os candidatos devem possuir domínio do inglês e cinco anos de experiência na profissão.

O Consulado do Japão em Belém recebe inscrição somente dos candidatos residentes nos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá. Os residentes nos demais Estados, deverão entrar em contato com a Representação Consular de sua região.

O regulamento, os documentos necessários para a inscrição e demais informações podem ser consultados pelo Consulado do Japão em Belém através do endereço eletrônico belem.br.emb.

Com supervisão de... da rádio Nacional em Brasília, Luísa Câmara.

Edição: Sheily Noleto / L Pedrosa

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo