República Democrática do Congo declara fim do surto de ebola

Publicado em 03/05/2021 - 21:31 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A República Democrática do Congo declarou nesta segunda-feira (3) o fim do surto de ebola que começou em fevereiro deste ano no país da África Central. Ao todo, 12 pessoas foram infectadas e seis morreram pela doença na província de Kivu do Norte. Esse foi o 12º surto a atingir o território congolês e o quarto em menos de três anos.

De acordo com a Organização Internacional Médicos Sem Fronteiras, a doença foi controlada após a vacinação de 1.600 pessoas próximas dos pacientes infectados, o que incluiu também contatos de contatos dos moradores da província que contraíram a doença.

Em comunicado, o ministro da Saúde do Congo, Jean-Jacques Mbungani, comemorou o sucesso da operação de combate à doença, realizada apesar do contexto de segurança enfrentado na região e da pandemia de covid-19 que também atinge o país.

A ONU alerta para a situação humanitária complexa e desafiadora vivida no Congo. Várias partes do país, como a província de Kivu do Norte, enfrentam conflitos armados e violação de direitos humanos.

Por uma rede social, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, parabenizou o ministro da Saúde do Congo, as comunidades e os profissionais de saúde responsáveis pelo fim do último surto de ebola. E pediu que o país redobre os cuidados para evitar o retorno do vírus.

O ebola é transmitido às pessoas a partir de animais selvagens. A doença é grave e muitas vezes fatal, com taxa de letalidade que pode chegar a 90%. O vírus pode permanecer no corpo dos infectados, mesmo quando eles não apresentam mais sintomas graves da doença.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Boxe brasileiro avança e já garante bronze para o Brasil

Um pugilista e uma pugilista já estão no caminho das medalhas em Tóquio. 

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos é esperança brasileira no atletismo

O corredor brasileiro Alison dos Santos fez uma ótima marca nos 400 metros com barreiras: 48 segundos e 92 centésimos. Ele avançou para a semifinal com o segundo melhor tempo.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: 2,3 mil prefeituras querem vacinação obrigatória

As prefeituras de nove em cada dez cidades brasileiras concordam com a vacinação obrigatória contra a Covid-19. O índice é resultado de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios.

Baixar arquivo
Saúde

Parkinson: tecnologia de baixo custo mede sinais da doença

O médico Bruno Pessoa explica que o método consiste na aplicação de sensores nas mãos do paciente e ressalta as vantagens desse mecanismo, tendo em vista tratar-se de um método de baixo custo.

Baixar arquivo
Esportes

Covid-19: Brasil chega a 25% dos adultos com vacinação completa

Um em cada quatro adultos brasileiros já concluiu o ciclo de vacinação contra covid-19. São pessoas imunizadas com a Janssen, de dose única, ou com as duas doses da CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil terá maioria de mulheres e jovens exercendo medicina até 2030

É o que aponta o estudo ProvMed 2030, feito pelo Ministério da Saúde, e que será usado na elaboração do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

Baixar arquivo