Variante Ômicron do coronavírus se espalha rapidamente na França

Publicado em 22/12/2021 - 17:27 Por Maria Paula Carvalho - Repórter da RFI - Paris - França

A variante Ômicron do coronavírus está se espalhando em um ritmo muito rápido na França atualmente representa 20% das contaminações mas pode se tornar dominante entre o Natal e o Ano Novo afirmou, nesta quarta-feira, o porta-voz do governo Gabriel Atalla. Por causa disso a epidemia pode recomeçar com força especialmente aqui na região Parisiense.

O governo francês reavalia periodicamente a situação de saúde no país e o novo conselho de ministros está previsto para a próxima segunda-feira, quando deverá ser adotado o passaporte vacinal em substituição ao atual passaporte sanitário. O porta-voz também reiterou o apelo para que a população tenha cautela durante as reuniões familiares do final de ano.

De acordo com o ministro da saúde francês o número de contaminações deve ultrapassar 100 mil por dia na França até o final de dezembro devido ao contágio intenso da Ômicron. A França abriu nesta quarta-feira a vacinação para crianças de cinco a onze anos.

Enquanto isso no Reino Unido o governo reduziu o período de isolamento de dez para sete dias para vacinados que contraíram o coronavírus e meio ao aumento de casos da variante Ômicron, a partir desta quarta-feira as pessoas que tiverem dois testes antigênicos negativos realizados no sexto e no sétimo dia poderão sair do isolamento. Segundo as autoridades britânicas isso permitirá que mais pessoas passem o Natal com suas famílias sem correrem o risco de transmitir o vírus.

Ainda sobre a covid-19 a vacina Turcovac desenvolvida por pesquisadores da Turquia recebeu uma autorização de emergência para ser aplicada, anunciou o ministro da saúde Turco nesta quarta-feira.

E na China o governo ordenou o confinamento de uma cidade de 13 milhões de habitantes por causa da covid-19. Os moradores de Xian, no Norte do país, devem ficar em casa a menos que haja uma razão convincente. Apenas uma pessoa por família pode sair as compras a cada dois dias. A medida é tomada a cerca de 40 dias antes dos Jogos Olímpicos de Inverno

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo