História Hoje: há 75 anos, países assinavam Tratado de Paz de Paris
A Segunda Guerra Mundial levou seis anos para chegar ao fim. De 1939 a 1945, cerca de 70 milhões de vidas foram perdidas. O período ficou marcado por atrocidades cometidas nos campos de concentração, bombas atômicas e batalhas sangrentas. Quase um ano e meio após o fim da guerra, em 10 de fevereiro de 1947, a Itália assinou em Paris, na França, um Tratado de Paz negociado com o Conselho das Quatro potências aliadas, formado pela França, Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética.
Meses antes, de julho a outubro de 1946, durante as negociações da Conferência de Paz de Paris, na França, potências aliadas discutiram as disposições de acordos pós-guerra que incluíam cláusulas territoriais e reparações econômicas. As nações também assumiram compromisso político para promover a paz e a democracia, já que milhões de pessoas foram forçadas a deixar sua terra natal durante o conflito.
A princípio, as fronteiras deveriam voltar ao que eram em 1937. Mas algumas mudanças territoriais não entraram no acordo como a redução do território da Alemanha; a ampliação do território soviético e o deslocamento do território polonês.
Além do Conselho das Quatro potências, do lado das forças aliadas, também assinaram o documento China, Austrália, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Tchecoslováquia, Etiópia, Grécia, Índia, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Ucrânia, África do Sul e Iugoslávia.
História Hoje:
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo