logo Radioagência Nacional
Internacional

Rússia anuncia cessar-fogo temporário na Ucrânia

Baixar
Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional
07/03/2022 - 14:53
Brasília

A Rússia anunciou, nesta segunda-feira, cessar-fogo temporário e a criação de corredores humanitários em quatro cidades ucranianas, a capital Kiev, Sumy e Kharkiv, ao norte, e, ao sul, Mariupol. Segundo a mídia russa, a decisão teria sido em resposta a um pedido do presidente francês Emmanuel Macron.

As rotas de fuga sugeridas pelo governo russo, no entanto, levam os refugiados para Belarus e para o território russo.

Pela manhã, a ministra para Recuperação de Territórios Ocupados da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, disse que a proposta é inaceitável e pediu que líderes de outros países ajudassem a encontrar uma forma de ajuda eficaz.

A terceira rodada de negociações entre ucranianos e russos acontece, nesta segunda-feira, em Belarus.

Na reunião anterior, ocorrida na última quinta-feira, as autoridades concordaram apenas com a criação dos corredores humanitários, para evacuação de civis e para entrega de mantimentos.

No fim de semana, as duas tentativas para criação dos corredores humanitários para retirada de civis e para que possam ser levados alimentos e ajuda médica para regiões de conflito fracassaram.

Segundo Kremilin, o presidente russo, Wladimir Putin, disse ao presidente da Turquia que o exército faz o possível para garantir a segurança de civis e que ataques pontuais são infligidos exclusivamente em instalações militares. Acrescentou que só vai suspender os ataques se Kiev aceitar as demandas russas.

Por outro lado, no Twitter, o conselheiro do presidente da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, afirmou que a Rússia já destruiu e danificou mais de 1.500 prédios residenciais, 200 escolas, 34 hospitais e mais de 900 assentamentos estão sem água, luz e aquecimento.

x