EUA suspendem obrigação do teste de covid a viajantes internacionais

Publicado em 11/06/2022 - 07:39 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os Estados Unidos vão suspender a obrigatoriedade de que viajantes internacionais, vacinados ou não, apresentem um teste com resultado negativo para a covid-19.

Até agora, o exame precisa ser feito na véspera da viagem. As novas regras vão valer para quem entrar no país a partir de uma hora e um minuto da manhã deste domingo, no horário de Brasília.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela agência de notícias Associated Press e confirmada à Rádio Nacional pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

De acordo com a agência, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, avaliou que as restrições não são mais necessárias, “baseando-se nos números e na ciência”. Essa medida será reavaliada a cada três meses. Mesmo com o fim da obrigação, a testagem continuará sendo recomendada.

A regra para a entrada de turistas muda de acordo com o país.

O Canadá suspendeu até o dia 30 de junho a testagem aleatória de covid-19 que faz nos aeroportos, mas mantém a exigência de vacinação completa para entrar no país. Os turistas não vacinados ou com o esquema incompleto devem solicitar com antecedência uma autorização especial.

No Japão, os turistas brasileiros têm que apresentar comprovante de vacinação e teste RT-PCR negativo. É necessário fazer uma consulta antes de comprar a passagem, porque a maioria das viagens a turismo ainda está proibida por lá.

Já o Reino Unido derrubou todas as exigências, inclusive para pessoas não vacinadas.

Para entrar na Espanha, na França e em Portugal, é preciso comprovar ter completado o esquema de vacinação ou apresentar teste RT-PCR negativo. Quem visita a Austrália deve apresentar o certificado de vacinação e preencher uma declaração de saúde pela internet. Quem não preencher está sujeito a multa de mais de R$ 23 mil.

Na Argentina e no Uruguai também é necessário preencher a declaração de saúde disponível na página de cada governo. O documento orienta o turista a fazer um teste de covid nas primeiras 24 horas. Se o resultado for positivo, as autoridades sanitárias devem ser comunicadas.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo