EUA suspendem obrigação do teste de covid a viajantes internacionais

Publicado em 11/06/2022 - 07:39 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os Estados Unidos vão suspender a obrigatoriedade de que viajantes internacionais, vacinados ou não, apresentem um teste com resultado negativo para a covid-19.

Até agora, o exame precisa ser feito na véspera da viagem. As novas regras vão valer para quem entrar no país a partir de uma hora e um minuto da manhã deste domingo, no horário de Brasília.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela agência de notícias Associated Press e confirmada à Rádio Nacional pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

De acordo com a agência, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, avaliou que as restrições não são mais necessárias, “baseando-se nos números e na ciência”. Essa medida será reavaliada a cada três meses. Mesmo com o fim da obrigação, a testagem continuará sendo recomendada.

A regra para a entrada de turistas muda de acordo com o país.

O Canadá suspendeu até o dia 30 de junho a testagem aleatória de covid-19 que faz nos aeroportos, mas mantém a exigência de vacinação completa para entrar no país. Os turistas não vacinados ou com o esquema incompleto devem solicitar com antecedência uma autorização especial.

No Japão, os turistas brasileiros têm que apresentar comprovante de vacinação e teste RT-PCR negativo. É necessário fazer uma consulta antes de comprar a passagem, porque a maioria das viagens a turismo ainda está proibida por lá.

Já o Reino Unido derrubou todas as exigências, inclusive para pessoas não vacinadas.

Para entrar na Espanha, na França e em Portugal, é preciso comprovar ter completado o esquema de vacinação ou apresentar teste RT-PCR negativo. Quem visita a Austrália deve apresentar o certificado de vacinação e preencher uma declaração de saúde pela internet. Quem não preencher está sujeito a multa de mais de R$ 23 mil.

Na Argentina e no Uruguai também é necessário preencher a declaração de saúde disponível na página de cada governo. O documento orienta o turista a fazer um teste de covid nas primeiras 24 horas. Se o resultado for positivo, as autoridades sanitárias devem ser comunicadas.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo