OCDE dá aval para inclusão do Brasil no grupo de países

Publicado em 10/06/2022 - 19:23 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

A OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que reúne 38 países membros, deu aval para o prosseguimento do processo de inclusão do Brasil no grupo.

Este primeiro passo é chamado de roteiro de acessão e foi decidido no encontro anual de ministros do grupo que ocorreu em Paris, na França.

A decisão contemplou outros quatro países: Bulgária, Croácia, Peru e Romênia. A Argentina, que também pleiteava uma vaga, ficou de fora da lista.

Em nota conjunta, os Ministérios das Relações Exteriores, da Casa Civil e da Economia, explicaram os próximos passos a serem tomados pelo Brasil.

Agora, o governo deve redigir um documento inicial com informações que alinhem o Brasil e as normas da OCDE. Em seguida, os comitês da Organização analisam as políticas e práticas econômicas brasileiras.

O presidente Jair Bolsonaro comemorou a decisão em uma rede social. Ele disse que reuniu apoio de todos os países membros e que finalmente o Brasil está sendo reconhecido.

Bolsonaro afirmou ainda que a OCDE reúne países comprometidos com a democracia e com as melhores práticas de governo.

A carta-convite para ingresso na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico foi enviada ao Brasil em janeiro deste ano.

A OCDE foi fundada em 1961, para estimular o progresso econômico e mundial. Atualmente, a Itália preside os países membros.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo