A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, morreu nesta quinta-feira, aos 96 anos.
Com 70 anos de reinado, foi a pessoa que passou mais tempo como monarca na história. Nos últimos dias, o estado de saúde dela vinha preocupando os médicos e a família. Elizabeth II morreu no palácio de Balmoral, na Escócia, a residência de verão da realeza.
Eram duas e meia da tarde em Brasília, seis e meia em Londres, quando a família real confirmou no Twitter: “A rainha morreu tranquilamente em Balmoral esta tarde.” Ainda de acordo com a mensagem na rede social, o rei Charles e a rainha consorte Camila Parker Bowles passam a noite no local e voltam a Londres nesta sexta.
O novo monarca – o mais velho a assumir o trono - decidiu, a exemplo da mãe, manter o próprio nome e oficialmente passa a se chamar rei Charles III. Ele tem 73 anos e foi alçado ao cargo automaticamente após a morte de Elizabeth.
Em nota, o rei Charles escreveu que este é um momento de grande tristeza para ele e a família, que lamentam a morte da soberana e que esta perda será sentida ao redor do mundo. A família real ainda não divulgou informações sobre a causa da morte e o funeral de Elizabeth, previsto durar pelo menos 10 dias.