logo Radioagência Nacional
Internacional

Estados Unidos e Canadá lideram buscas por submarino que sumiu no mar

Submersível estava com 5 pessoas a bordo
Baixar
Pedro Moreira - Repórter da TV Brasil
20/06/2023 - 18:40
Brasília

Uma operação internacional de busca foi montada para procurar o submersível com 5 pessoas a bordo, que desapareceu no domingo durante uma expedição aos destroços do Titanic. A embarcação de pequeno porte tinha oxigênio suficiente para os tripulantes por um período máximo de 96 horas, prazo que deve se encerrar na manhã de quinta-feira (20).

Autoridades dos Estados Unidos e do Canadá lideram as buscas com o auxílio da empresa dona do submersivo, a Ocean Gate Expedition. Até o Pentágono disse ter fornecido aviões. O Titã, que tem o tamanho de uma van, perdeu o contato com um barco de apoio, no domingo, na metade do trajeto de descida para o naufrágio do Titanic. Um percurso de 3 horas, a 3,8 mil metros de profundidade.

As buscas são feitas na superfície com aeronaves e barcos e no fundo do mar com Sonares. Até agora foram confirmadas as identidades de 4, das 5 pessoas a bordo: o bilionário britânico Hamish Harding, o explorador francês Paul-Henry Nargeolet, um executivo anglo-paquistanês, Shahzada Dawood e o filho dele, Sulaiman, e o fundador da empresa que opera as expedições Stockton Rush.

x