logo Radioagência Nacional
Internacional

Governo iraquiano pede que embaixador sueco deixe o país

Baixar
Pedro Moreira - Repórter TV Brasil
20/07/2023 - 19:24
Nova York

Na África do Sul, uma mega explosão no subsolo no centro de Johanesburgo deixou uma pessoa morta e dezenas de feridos. O momento exato da explosão foi captado por câmeras de segurança. A força do impacto levantou o asfalto, os veículos e as pessoas no distrito comercial de Johanesburgo, cidade mais populosa da África do Sul. A causa da explosão ainda é desconhecida.

Na Ucrânia, pela terceira noite seguida, a Rússia atacou as cidades portuárias de Odessa e Mykolaiv, danificando a infraestrutura de exportação de grãos do país. Uma pessoa morreu e 27 ficaram feridas. Na segunda-feira, o Kremlin suspendeu unilateralmente o acordo para a passagem segura de navios com grãos produzidos na Ucrânia.

No Peru, novo protesto. Um dia depois que o congresso afastou a possibilidade de novas eleições ainda este ano. A antecipação do pleito era um pedido da presidenta Dina Boluarte que assumiu em dezembro, depois que o então presidente Pedro Castilho foi deposto e preso após tentar dissolver o parlamento.

No Iraque, após manifestantes invadirem e incendiarem a embaixada da Suécia em Bagdá, o governo pediu que o embaixador sueco deixe o país. A Suécia vem enfrentando a ira de países islâmicos desde o início do ano, quando um de político de extrema-direita sueco queimou uma cópia do Corão, o livro sagrado do islã.

Na Índia, a juventude trabalhadora feminina protestou em Nova Déli contra um caso de estupro coletivo no estado de Manipur. Ao menos 125 pessoas já morreram na região que vem sendo palco de violência étnica desde maio A oposição voltou a acusar o primeiro ministro indiano Narendra Modi de não agir no estado que é governado pelo partido dele. Hoje Modi chamou o estupro de vergonhoso e apelou pela proteção das mulheres.

Também na Índia equipes de resgate procuram por cerca de 100 desaparecidos em um deslizamento de terra  no oeste do país. 16 mortes já foram confirmadas.

Na Itália, após uma onda de calor, uma tempestade de granizo deixou ao menos 110 pessoas feridas em cidades de Veneto, nordeste do país. As pedras de gelo chegaram a dez centímetros, o tamanho de maçãs. O serviço de emergência local recebeu mais de 500 chamados.

x