Na cidade de Kelowna, na província de Colúmbia Britânica, os 150 mil habitantes estão sob um estado de emergência declarado nesta sexta-feira (18). 4.800 propriedades receberam ordens de evacuação. Já na remota Yellownaife, capital dos territórios do noroeste, onde o estado de emergência foi declarado na quarta, os 20 mil moradores tinham até o meio-dia de hoje, pelo horário local, para deixar a cidade. A evacuação é feita por terra e pelo ar. Esta é a pior temporada de incêndios florestais do Canadá com mais de mil incêndios ativos em todo o país.
A Organização Meteorológica Mundial alertou nesta sexta-feira que o verão dos extremos no hemisfério norte ainda está em andamento com vários países da Europa se preparando para uma nova onda de calor. No ano passado, as altas temperaturas resultaram em mais de 60 mil mortes em 35 países europeus.
O braço da ONU para meteorologia também informou que no sudoeste do Pacífico o nível do oceano está subindo acima da média global, de cerca de quatro milímetros por ano. Territórios baixos como Tuvalu e as Ilhas Salomão podem ser inundados com o tempo, perdendo terras agrícolas e habitáveis.