Líder russo de grupo mercenário morre em queda de avião
Publicado em 23/08/2023 - 19:37 Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Nova York
O chefe do grupo mercenário Wagner, o russo Yevgeny Prigozhin,estava a bordo de um avião que caiu hoje ao norte de Moscou.
Todas as dez pessoas a bordo morreram, de acordo com autoridades russas. Vídeos e fotos feitos por testemunhas mostram o que seria o avião, um jato particular, em queda livre. E depois os destroços no solo em chamas.
Na plataforma de rastreamento de voos Flight Radar os últimos instantes da aeronave foram registrados. O modelo Legacy 135, da fabricante brasileira Embraer, decolou de Moscou com destino a São Petesburgo supostamente com sete passageiros e três tripulantes.
A informação de que Prigozhin estava a bordo foi dada primeiro pela agência de notícias estatal russa e depois pela TV estatal. Os veículos citam como fonte a autoridade de aviação da Rússia, que também informou estar a bordo um outro líder do grupo Wagner. Uma investigação já teria sido aberta para apurar as causas da queda.
Na segunda-feira, Yevgeny Prigozhin havia divulgado um vídeo dizendo que estava na África comandando ações do grupo Wagner contra militantes extremistas islâmicos. Tanto a autenticidade desse vídeo, quanto a informação de que o mercenário estava no avião que caiu, não puderam ser verificados agências de notícias independentes.
Prigozhin era o líder do grupo privado Wagner que atua em conflitos armados mediante pagamento. O grupo atuou uma invasão russa da Ucrânia e promoveu um motim contra as forças armadas russas em junho, avançando com tanques pelo território russo e derrubando aeronaves militares russas.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que não acontece muita coisa na Rússia sem que o presidente Vladimir Putin esteja por trás. Biden disse ainda que não sabia o suficiente para responder, mas que estava apurando o ocorrido.