Entre janeiro e julho deste ano, o Brasil recebeu mais de 3,6 milhões de viajantes internacionais. O número é maior do que o registrado durante todo o ano de 2022, quando 3,6 milhões estrangeiros entraram no país. Se comparado apenas os primeiros sete meses de 2022, a entrada de estrangeiros foi 52% maior em 2023.
Os dados são da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, em parceria com as equipes do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.
Entre os principais visitantes estrangeiros que estiveram no Brasil em 2023 estão os argentinos, com mais 1,3 milhão; os americanos vêm em seguida com pouco mais de 380 mil visitantes; seguidos pelos paraguaios e chilenos, ambos com pouco mais de 260 mil turistas.
O principal impacto positivo dessa movimentação é sem dúvida para economia. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, os turistas estrangeiros já deixaram cerca de 3,7 bilhões de dólares na economia brasileira entre janeiro e julho deste ano. O equivalente a R$ 18,5 milhões de reais.
Esses turistas também passaram a gastar mais nos primeiros sete meses deste ano em relação ao ano passado. O valor de gastos dos estrangeiros é 46% maior quando comparado ao mesmo período de 2022 e supera também os registrados no mesmo período de 2019, ano da pré-pandemia.