COP busca estabilizar concentração de gases de efeito estufa

Publicado em 30/11/2023 - 08:01 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O mundo enfrenta “ondas de calor mortais, secas, incêndios florestais, tempestades e inundações”, efeitos considerados devastadores, pela Organização das Nações Unidas. Na busca por estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, a COP, Conferência das Partes acontece todos os anos, desde 1992. 

O relatório da ONU sobre mudança climática, divulgado este mês mostra que os planos das nações contra as mudanças climáticas “continuam insuficientes para limitar” o aumento da temperatura global, como previsto no Acordo de Paris.

O secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, ressalta a importância de conferências como a COP, apesar de avaliar o pouco avanço na hora de os países cumprirem os compromissos ambientais. E alerta que o mundo já vive uma crise climática. 

A COP deste ano está sendo sediada nos Emirados Árabes. O analista de geopolítica, Hugo Albuquerque, avalia que isso pode atrasar o processo de descarbonização do mundo, já que o país é um grande exportador de petróleo. 

Atualmente, 197 países são signatários do acordo para buscar formas de estagnar os efeitos climáticos no planeta. Exemplos de acordos importantes são o Tratado de Kyoto, em 1997 e o Acordo de Paris, de 2015. Neste último, todos os países do mundo concordaram em se esforçar para que o aquecimento global não aumentasse mais de 1 °C. 

O documento das Nações Unidas também mostra uma luz no fim do túnel: se os compromissos forem totalmente implementados, as emissões de gases poluentes, em 2050, podem ser 60% menores do que em 2019. 

Outro relatório da ONU, também divulgado em novembro, revela que os governos dos países pretendem produzir mais que o dobro de combustíveis fósseis – que são poluentes, como o petróleo – acima do ideal para limitar o aquecimento do planeta em 1,5 °C. Vale destacar que 90% das emissões de dióxido de carbono no ar vêm dos combustíveis fósseis.

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Pesquisa aponta que taxa de suicídio cresce 6% entre os jovens no país

O mesmo foi observado nas notificações por autolesões, que cresceram 20% ao ano, também entre os jovens, enquanto a média nacional foi 21%.

Baixar arquivo
Geral

Mais de um milhão de brasileiros não dispõem de tratamento de esgoto

Cerca de 20% da população sequer tem banheiro. Dados do IBGE apontam que o abastecimento de água também é um desafio , principalmente no Nordeste.

Baixar arquivo
Geral

PF prende três suspeitos por ajudar na fuga de detentos em Mossoró

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam do presídio em 14 de fevereiro. Eles foram os primeiros detentos a fugirem de uma penitenciária de segurança máxima no país. 

Baixar arquivo
Política

Antony Blinken afirma que foco em Gaza está na libertação dos reféns

O chefe da diplomacia americana, o secretário de Estado, Antony Blinken, falou com a imprensa após participar da primeira reunião de chanceleres do G20 sob a presidência do Brasil, realizada no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Escolas brasileiras estão banindo venda de alimentos ultraprocessados

As iniciativas tentam diminuir o consumo desses produtos no ambiente escolar e estimular a alimentação saudável das crianças. Os alimentos ultrapocessados têm altos índices de açúcar, sal, gorduras e aditivos, como corantes, aromatizantes e adoçantes. 

Baixar arquivo