Família palestina-brasileira tenta resgatar prisioneiro de Israel

Publicado em 30/11/2023 - 22:09 Por Eliane Gonçalves - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

Desde 7 de outubro a família do brasileiro-palestino Islam Hamed não consegue mais ter informações sobre ele.

A prima de Islam, a fotógrafa Aline Baker, que mora em São Paulo fala em desespero.

Entrevistas como a do adolescente Muhammad Nazzal, de 14 anos, uma das pessoas libertadas das prisões israelenses, durante o acordo com o Hamas, alimentam a preocupação. Mostrando os dois braços enfaixados, ele diz que a violência nas prisões aumentou desde o dia 7 de outubro. Ele teve as mãos quebradas e conta que presos foram mortos sob espancamento. A tradução é da Federação ÁRabe Palestina no Brasil.

Islam Hamed, o palestino-brasileiro, foi preso a primeira vez quando tinha 16 anos, acusado de ter atirado pedras em soldados israelenses. Hoje está com 38 anos. Passou mais da metade da vida nas cadeias israelenses saindo e voltando para prisões, sempre sob acusação de atos terroristas.

Em 2015, depois de uma greve de fome de mais de 40 dias, a família fez uma campanha para tentar a repatriação de Hamed no Brasil. Mas não conseguiu.

Agora, com o desaparecimento, a família voltou a acionar o Itamaraty para tentar resgatar o brasileiro das prisões israelenses. Nós entramos em contato com o Ministério das Relações Exteriores para saber se haverá alguma ação para tentar repatriar Islam Hamed mas não tivemos retorno.

Segundo a organização israelense de direitos humanos, Betslem, até o final de setembro havia cerca de 5 mil palestinos presos em Israel sob a alegação de risco à segurança. Desse total, cerca de 200 crianças, algumas com menos de 10 anos.


 


 

 

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo