Hamas liberta grupo de reféns israelenses e estrangeiros neste domingo

Publicado em 26/11/2023 - 15:40 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

Em cumprimento às negociações temporárias de cessar fogo, mais um grupo de reféns foi solto pelo grupo Hamas neste domingo (26). Entre os 17 reféns, 13 são israelenses, sendo oito crianças e cinco mulheres,  além de quatro tailandeses, em mais uma rodada de trocas com Israel como parte da trégua temporária.  Já o Estado Judeu libertou 39 palestinos, sendo 6 mulheres e 33 crianças.

Os reféns que estavam em poder do Hamas foram entregues à organização humanitária Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Gaza e, de lá, foram levados para o Egito e encaminhados posteriormente para hospitais de Israel.

As informações são da agência de notícias Reuters e da agência de notícias palestina WAFA.

A previsão é de que o cessar-fogo dure apenas quatro dias e pode ser encerrado nesta segunda-feira (27), mas autoridades envolvidas nas negociações, lutam para estender o período de trégua.

Como parte do acordo iniciado na última sexta-feira, o Hamas concordou em libertar durante os quatro dias pelo menos 50 mulheres e crianças israelenses mantidas reféns em Gaza, enquanto Israel libertaria 150 mulheres e menores palestinos das suas prisões.

Esta é a primeira interrupção do conflito desde que os combatentes do Hamas invadiram o sul de Israel em 7 de outubro, matando 1.200 pessoas e fazendo cerca de 240 reféns.  Em resposta, Israel lançou bombas e projéteis sobre o território palestino e realizou uma ofensiva terrestre no norte. Até o momento, cerca de 14.800 pessoas, aproximadamente 40% delas crianças, foram mortas, informaram as autoridades de saúde palestinas.

Últimas notícias
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo