No Catar, Lula fala sobre a guerra, investimentos e COP 28

O país é porta de entrada do Brasil para negócios com o Oriente Médio

Publicado em 30/11/2023 - 12:25 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em conversa com o emir do Catar, Tamin bin Hamad Al-Thani, o presidente Lula falou sobre a liberação de mais brasileiros que ainda estão na Faixa de Gaza e também a libertação de um brasileiro refém do Hamas.

Lula ainda aproveitou para agradecer a atuação Catar que, segundo ele, tem um papel central na busca pela paz na região, “um ator diplomático relevante”.

É que o Catar tem sido um mediador no conflito e negociador no acordo de trégua, que foi prorrogada por mais 24 horas, nesta quinta-feira (30).

O presidente também falou sobre o comércio bilateral entre os dois países que saltou de US$ 38 milhões, em 2003, para mais de US$ 1,5 bilhão, atualmente. É uma porta de entrada do Brasil para negócios com o Oriente Médio, segundo ele.

Já sobre a COP 28, em Dubai, Lula foi claro: é preciso governança global e decisões mais corajosas com relação a fundos de financiamento e cumprimento de acordos para reduzir as emissões.

Ele ainda complementou dizendo que as discussões na COP podem não ser decisivas, mas serão importantes para mudar o jogo. O planeta não está brincando, disse Lula.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Cultura

Estreia hoje (1) a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Espetáculos de diferentes nacionalidades, sotaques e linguagens entram em cena para lançar novos olhares sobre questões como memória, racismo, transfobia e migração. Artistas da Coreia do Sul, do Líbano, da Costa do Martim, e também do Ceará, de Alagoas, de Santa Catarina se encontram e misturam teatro, dança e música para refletir sobre o próprio tempo

Baixar arquivo
Geral

PRF inicia operação de segurança nas rodovias

Serão intensificadas ações de policiamento, fiscalização e educação para o trânsito, visando diminuir a violência nas estradas federais do país. 

Baixar arquivo
Geral

Estado de São Paulo promove Dia D Contra a Dengue nesta sexta (1)

As ações estão sendo realizadas em escolas e casas. O slogan da campanha desse dia D é: “A água mais mortal pode estar no seu quintal”

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro registra primeiro caso de febre oropouche

O paciente tem histórico de viagem para o Amazonas, que vive um expressivo aumento do número de casos desde o início do ano. 

Baixar arquivo
Geral

Março tem previsão de chuvas abaixo da média na maior parte do país

Das cinco regiões, somente a Sudeste deve ter chuvas acima da média, segundo o Inmet. Já as temperaturas devem ficar altas em praticamente todo o país, com valores acima de 25ºC

Baixar arquivo
Saúde

Brasil ultrapassa a marca de um milhão de casos de dengue

Número recorde de casos foi registrado apenas nos dois primeiros meses do ano. A estimativa para 2024 é de quatro milhões de casos. Amanhã acontece o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue em todo o país

Baixar arquivo