Presidente Lula vai comandar o G-20 a partir de dezembro
Um dia após a cúpula virtual que marcou o encerramento da presidência da Índia no G-20, o presidente Lula instalou, nesta quinta-feira, a Comissão Brasileira do bloco, composto pelas 19 maiores economias do mundo, mais União Africana e União Europeia.
Em uma reunião, no Palácio do Planalto, o presidente Lula anunciou que começa a comandar o G-20, na próxima semana, em primeiro de dezembro. Diante de ministras, ministros e parlamentares, ele disse que este deve ser o mais importante evento internacional que o Brasil vai coordenar.
Também destacou a prioridade que vai dar ao combate à desigualdade no mundo, às mudanças climáticas e sobre a governança global. Neste ponto, ele defendeu acesso mais justo de países em desenvolvimento a créditos para investimentos.
O ministério das Relações Exteriores vai ficar responsável por organizar a agenda do G-20 e disponibilizar a logística para os encontros e as pautas. Durante a instalação da Comissão Nacional, ao lado do presidente Lula, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse que a presidência brasileira é uma grande oportunidade para o Brasil.
O ministro de Relações Exteriores também anunciou que a pasta vai coordenar um eixo do G-20 composto por 15 grupos de trabalho, incluindo meio ambiente, agricultura, tecnologia, educação, saúde, comércio, entre outros.
Mauro Vieira também anunciou que, durante a presidência brasileira, serão criados no G-20 duas forças tarefas: uma aliança global contra a fome e a pobreza e outra contra as mudanças no clima.
Para o ano que vem, o ministro de Relações Exteriores já programou a agenda: janeiro e fevereiro, reuniões com os demais países, por videoconferência, dos 15 GTs. De março a junho encontros presenciais nas cidades brasileiras. E reuniões presenciais com os ministros da comissão nacional, entre agosto e outubro de 2024. Tudo como preparação para o evento máximo do G-20, que é a cúpula dos líderes, marcada para 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
* Com reportagem de Sayonara Moreno.
![Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo 29.04.2022 Real Moeda brasileira, dinheiro
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/Agência Brasil Manaus - Orla da praia de Ponta Negra (Antonio Cruz/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Paulo Pinto/Agencia Brasil São Paulo (SP) 08/06/2024-Dia D da Poliomielite será realizado neste sábado (8), em todo o país. A campanha deste ano foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 27 de maio e vai até 14 junho. A meta de 2024 é imunizar, no mínimo, 95% do público-alvo – cerca de 13 milhões de crianças menores de 5 anos de idade. Crianças tomam vacinana UBS do Cambuci em São Paulo.
Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil Imagem de riacho com falta de saneamento básico e uma criança passando em favela do Complexo da Maré](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)