Essequibo: Mercosul e mais 4 países manifestam preocupação com caso

Assunto entrou a pauta do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta

Publicado em 08/12/2023 - 16:42 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Diante do atrito entre Venezuela e Guiana pelo território de Essequibo, o assunto entrou na pauta do Conselho de Segurança das Nações Unidas nesta sexta-feira (8).

A disputa motivou, também, uma nota conjunta de países do Mercosul e mais quatro sul-americanos. Assinado também por Chile, Colômbia, Equador e Peru, o documento cita uma “profunda preocupação com a elevação das tensões” entre Venezuela e Guiana.

O professor do Departamento de Estudos Latino-americanos da Universidade de Brasília, Raphael Seabra, considera importante o posicionamento dos países, principalmente porque foi além dos membros do Mercosul.

O especialista ainda destacou que vê necessidade de um posicionamento mais firme por parte do governo brasileiro, já que o acesso a Essequibo pela Venezuela passa necessariamente pela fronteira com o Brasil.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, realizou um referendo no último domingo, e 95% da população concordou com a anexação de parte do território da Guiana ao mapa da Venezuela.

Após o referendo, Maduro encaminhou um projeto de lei que cria o Estado da Guiana Essequibo. O parlamento venezuelano já está analisando o texto e realiza debates nacionais nos próximos dias.

Enquanto isso, Guiana já sinalizou que está com as forças de defesa em alerta, para possíveis tentativas de Maduro em tomar a região, que corresponde a mais de 70% da Guiana.

Edição: Jacson Segundo/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Internacional

Mauro Vieira classifica como inaceitável paralisia da ONU com guerras

Na abertura da reunião de chanceleres do G20, no Rio de Janeiro, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que as instituições multilaterais não estão devidamente equipadas para lidar com os desafios. 

Baixar arquivo
Política

Fux autoriza quebra de sigilo fiscal do deputado André Janones

O deputado é alvo de inquérito por suspeita de desvios de salários de assessores de seu gabinete. A investigação apura os crimes de peculato, concussão e associação criminosa.

Baixar arquivo
Geral

Concurso da Caixa terá quatro mil vagas

A previsão é de duas mil vagas para técnicos bancários e as outras duas mil para técnicos da área de tecnologia.

Baixar arquivo
Política

STF retoma julgamento de ações que questionam “sobras eleitorais”

Decisão do Supremo pode fazer sete deputados federais perderem o mandato, além de interferir nas eleições para vereador, ainda neste ano

Baixar arquivo
Saúde

Governador do Rio decreta epidemia de dengue no estado

A decisão foi anunciada durante uma coletiva no Palácio Guanabara, sede do governo local, e será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (22).

Baixar arquivo
Política

Pacheco fala em acordo pela desoneração da folha de 17 setores

Presidente do Senado se reuniu com Haddad e Padilha e declarou que o acordo com o governo foi pela retirada da reoneração dos setores da Medida Provisória 1202

Baixar arquivo