FAB vai realizar 11º voo de repatriação de brasileiros em Gaza

Itamaraty: 102 brasileiros e familiares tentam retornar ao país

Publicado em 06/12/2023 - 20:33 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Governo Federal vai repatriar mais brasileiros que estão na Faixa de Gaza, onde a guerra entre Israel e o grupo Hamas ainda está em curso. 

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o 11º voo da “Operação Voltando em Paz” decola do Rio de Janeiro nesta quinta-feira. 

O destino é o Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito. A decolagem está prevista para as 9h da manhã, e a viagem deve durar 15 horas. 

A bordo da aeronave, 11 toneladas de alimentos não perecíveis, fornecidos pelo Governo Brasileiro, para assistência humanitária.   

A FAB informou que o voo de retorno com os brasileiros que querem deixar a Faixa de Gaza ainda não tem local, nem dia e nem horário previstos. 

De acordo com o Itamaraty, 102 brasileiros e familiares próximos a eles estão interessados na repatriação a partir da Faixa de Gaza. 

Mais de 80 já estão em casas alugadas pelo Itamaraty em Rafáh, fronteira com o Egito. 

E o governo brasileiro aguarda autorização dos países responsáveis pela organização da saída de estrangeiros de Gaza para dar início ao processo de repatriação. 

Edição: Bianca Paiva / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Política

RJ: eleitores de Búzios vão às urnas em abril para escolher prefeito

A nova eleição acontece depois da cassação do mandato do prefeito e do vice-prefeito por abuso do poder econômico nas eleições de 2020.

Baixar arquivo
Internacional

G20 apoia a criação de um estado Palestino

Membros se reuniram no Rio de Janeiro. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou que um grande número de países manifestou preocupação com o alastramento do conflito no Oriente Médio

Baixar arquivo
Justiça

Entidades assinam manifesto a favor da democracia

O documento foi lançado por juristas, integrantes de movimentos sociais, partidos políticos e entidades da sociedade civil, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Baixar arquivo
Saúde

Febre oropouche tem alerta epidemiológico no Amazonas

O número de casos dos primeiros 45 dias deste ano já supera com folga todos os registros de 2023. A maioria, em Manaus. 

Baixar arquivo
Educação

País avança no ensino integral e em matrículas em creches e pré-escola

Ministério da Educação deve apresentar proposta de integração entre a Educação de Jovens e Adultos e programas de qualificação profissional. A ideia é atrair quem saiu da escola antes do tempo

Baixar arquivo
Segurança

Exército conclui investigação do furto de 21 metralhadoras

Militares e civis acusados pelo sumiço das armas foram indiciados. Eles foram responsabilizados por furto, peculato, receptação e extravio das armas.

Baixar arquivo