Guterres aciona artigo da ONU para cessar-fogo em Gaza

Publicado em 07/12/2023 - 09:37 Por Sayonara Moreno- Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em busca de um cessar-fogo humanitário total entre Israel e o Hamas, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres acionou a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas. No documento, ele alerta para a possibilidade de uma “catástrofe humanitária” na Faixa de Gaza.

Esta é a primeira vez, em seis anos, que o secretário-geral sentiu a necessidade de utilizar o artigo 99 da carta da ONU, que diz: “o secretário-geral pode chamar a atenção do Conselho de Segurança para qualquer assunto que, na sua opinião, possa ameaçar a manutenção da paz e da segurança internacionais”. E, por isso, ele acionou o Conselho de Segurança, pedindo urgência no cessar-fogo humanitário.

No documento, Antonio Guterres, afirma que Gaza sofre constantes bombardeios das Forças de Defesa de Israel e a população está sem “abrigo ou itens básicos de sobrevivência”, o que pode levar, em breve, ao colapso da ordem pública. Além disso, cita o risco de se alastrarem epidemias e o deslocamento em massa de pessoas para países vizinhos. Na mesma carta, é citado o risco de catástrofe irreversível.

Nesta quinta-feira, faz dois meses desde os ataques do Hamas a Israel, quando morreram 1.400 israelenses. Desde então, o número de pessoas mortas, na Faixa de Gaza, passa dos 16 mil: a maior parte, crianças e mulheres palestinas.

 

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Guterres afirma que falta de ação enfraquece Conselho de Segurança

O secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, falou na abertura da sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Ele lembrou que o Conselho de Segurança vive um impasse tendo sido incapaz de agir nas questões de paz e segurança mais significativas do nosso tempo.

Baixar arquivo
Economia

Dívida Pública diminui em janeiro em relação a dezembro de 2023

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26) pelo Tesouro Nacional, ligado Ministério da Fazenda. A Dívida Pública Federal ficou em R$ 6,450 trilhões, incluídos os débitos do governo no Brasil e no exterior.

Baixar arquivo
Política

PF deve incluir trechos de discurso de Bolsonaro em investigação

Em ato na Paulista, o ex-presidente admitiu a existência de uma minuta de texto que daria sustentação ao golpe de estado, com a decretação de estado de sítio, prisão de parlamentares e de ministros do Supremo Tribunal Federal

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acre decreta situação de emergência por causa de enchentes

A elevação dos níveis dos rios e igarapés provocou as inundações na região. Na capital, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento e chegou a 15,92 metros. 

Baixar arquivo
Economia

Apesar da queda da Selic, bancos mantêm juros de empréstimos

Quatro dos maiores bancos do Brasil não mexeram nos juros cobrados em empréstimos pessoais entre janeiro e fevereiro. Essa informação é do Procon de São Paulo, que fez uma pesquisa com os seis principais bancos do país.

Baixar arquivo
Geral

Imóveis da União sem uso poderão ser cedidos para habitação popular

Os imóveis também podem ser destinados para o Novo PAC, educação, saúde e obras de uso público nas cidades.

Baixar arquivo