Guterres afirma que ONU vai investigar acusações contra funcionários

Publicado em 29/01/2024 - 21:01 Por Roberta Lopes - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, prometeu nesta segunda-feira (29) uma investigação rápida sobre as acusações de que 13 funcionários do braço da ONU de assistência aos palestinos participaram dos ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro.

A suspeita fez com que vários países suspendessem o repasse de dinheiro para a agência. Ao todo, 10 nações cortaram o financiamento da ONU. Ao mesmo tempo que manifestantes israelenses iniciaram protestos diários na fronteira Gaza-Israel para impedir a entrada de ajuda humanitária na faixa de Gaza. E muitas vezes conseguiram.

Tudo isso acontece enquanto os palestinos lutam, sofrem e necessitam de toda ajuda humanitária que puderem obter, seja água, comida, cobertores, medicamentos ou vestuário. E os devem enfrentar dias ainda mais difíceis com a piora da situação, à luz do corte de fundos. E falando sobre o que está acontecendo neste momento em Gaza, há intensas batalhas.

Os moradores disseram que nas últimas 12 horas sentiram como se fossem os primeiros dias da guerra, tamanha a intensidade dos ataques. Na última noite houve centenas de bombardeios israelenses que atingiram as cidades de Gaza e Canhunes, além do campo de refugiados de Alnosarte. Segundo o Ministério da Saúde Palestino, 40 pessoas morreram só durante a noite, na série de ataques.

* Com reportagem de Pedro Moreira.

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo