O secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, prometeu nesta segunda-feira (29) uma investigação rápida sobre as acusações de que 13 funcionários do braço da ONU de assistência aos palestinos participaram dos ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro.
A suspeita fez com que vários países suspendessem o repasse de dinheiro para a agência. Ao todo, 10 nações cortaram o financiamento da ONU. Ao mesmo tempo que manifestantes israelenses iniciaram protestos diários na fronteira Gaza-Israel para impedir a entrada de ajuda humanitária na faixa de Gaza. E muitas vezes conseguiram.
Tudo isso acontece enquanto os palestinos lutam, sofrem e necessitam de toda ajuda humanitária que puderem obter, seja água, comida, cobertores, medicamentos ou vestuário. E os devem enfrentar dias ainda mais difíceis com a piora da situação, à luz do corte de fundos. E falando sobre o que está acontecendo neste momento em Gaza, há intensas batalhas.
Os moradores disseram que nas últimas 12 horas sentiram como se fossem os primeiros dias da guerra, tamanha a intensidade dos ataques. Na última noite houve centenas de bombardeios israelenses que atingiram as cidades de Gaza e Canhunes, além do campo de refugiados de Alnosarte. Segundo o Ministério da Saúde Palestino, 40 pessoas morreram só durante a noite, na série de ataques.
* Com reportagem de Pedro Moreira.
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 08/03/2024 - Foto feita em 01/11/2019 - Pedágio na linha amarela administrada pela empresa Lamsa desde 1997.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Polícia Federal/divulgação PF, ICMBio, MTE e MPT combatem garimpo ilegal e trabalho análogo à escravidão no AM
Setenta trabalhadores em condições análogas à escravidão foram encontrados no garimpo ilegal. Foto: Polícia Federal/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Márcio Filho / MTUR Pelourinho, Salvador](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo Economia, Moeda, Real,Dinheiro, Calculadora
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo 11/04/2024 Prefeitura amplia a vacinação contra a Dengue, serão 471 UBS e AMAs, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Fotos da vacinaçao na UBS do Cambuci. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)