logo Radioagência Nacional
Internacional

Guerra entre Rússia e Ucrânia completa dois anos no sábado (24)

Baixar
Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional *
23/02/2024 - 21:21
Brasília

A invasão da Rússia à Ucrânia completa dois anos neste sábado (24). Uma das principais justificativas do governo russo para o avanço militar foi a adesão da Ucrânia na OTAN, a aliança de países europeus e Estados Unidos.

O conflito acabou mobilizando países ocidentais, no suporte financeiro e militar a Ucrânia. Mas especialistas indicam que a situação da Rússia, hoje, é mais confortável que a Ucrânia na guerra.

Mesmo com as sanções dos países europeus e dos Estados Unidos, a economia russa conseguiu crescer 3,6% em 2023, impulsionada pelos gastos militares.

O professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC Gilberto Maringoni diz que a estratégia desses países era estrangular economicamente a Rússia. "Qual era a expectativa, iria haver uma guerra, a Rússia por ser uma economia muito mais frágil que a economia americana, que a economia alemã, logo entraria em recessão. Não teria condições e meios de financiar uma guerra muito prolongada. Iria isolar o país. E ele perdendo no campo de batalha, seria estrangulado econômica e financeiramente. Isso não só não aconteceu como a Rússia teve um crescimento surpreendente. A Rússia cresceu, em 2023, 3,6%".

Segundo Maringoni, a Rússia conseguiu criar oportunidades de negócios, principalmente junto ao mercado chinês e outros países asiáticos.

O professor de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa Robson Valez destaca que as sanções não foram capazes de impedir a Rússia de continuar a guerra. Ele acredita que será difícil para a Ucrânia evitar a perda de territórios em um possível fim do conflito. "As evidências apontam que os custos políticos e econômicos dessa guerra, desse confronto têm sido mais desfavoráveis à Ucrância e seus aliados do que a Putin e à economia russa. Não vejo um cenário possível de negociação de paz  e encerramento do conflito sem algum tipo de perda territorial para Ucrânia e sem algum tipo de desmilitarização também. Esses seriam pontos caros no que diz respeito à segurança nacional do território russo".

A Ucrânia vive hoje em colapso, com a dependência de recursos dos aliados. A ajuda bilionária que viria dos Estados Unidos, por exemplo, está parada num impasse entre governo e oposição.

*Com colaboração de Lucas Pordeus. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

x

Audio Player
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.