Itamaraty determina retorno de embaixador brasileiro em Israel

Publicado em 19/02/2024 - 17:43 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, convocou o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, para reunião nesta segunda-feira (19) no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. O chanceler brasileiro ainda determinou que o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, volte para o Brasil. A viagem de retorno está marcada para esta terça-feira (20).

De acordo com o governo do Brasil, essas medidas foram tomadas por causa da gravidade das declarações do governo de Israel nesta segunda-feira.

O chanceler israelense, Israel Katz, chamou o embaixador brasileiro para uma reunião num memorial do Holocausto. E declarou o presidente Lula “uma persona non grata em Israel até que se desculpe”, por comparar as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista.

Numa entrevista coletiva, nesse domingo(18), Lula criticou o tamanho da resposta israelense aos ataques do Hamas.

"O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em algum momento histórico. Aliás existiu quando Hitler resolver matar os judeus, disse Lula. 

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse, nesta segunda-feira, que o presidente Lula quer a paz na região.

"O presidente Lula deixou claro duas coisas. A primeira, que o ato do Hamas foi um ato terrorista. E segundo, que ele defende a paz. Que haja aí o cessar fogo no sentido da busca pela paz", explicou Alckmin. 

Representantes da Autoridade Palestina pediram nesta segunda-feira, em Haia, nos Países Baixos, que os juízes do principal tribunal das Nações Unidas declarem que a ocupação de Israel dos territórios palestinos é ilegal. 

Edição: Jacson Segundo / Liliane Farias

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo