Lula defende integração entre países caribenhos

Publicado em 28/02/2024 - 21:32 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Lula defendeu, nesta quarta-feira (28), em Georgetown, capital da Guiana, a integração entre países caribenhos para enfrentar a fome e fomentar o desenvolvimento sustentável.

A convite do país, Lula participou do encerramento da conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe, a Caricom.

O presidente do Brasil relembrou a decisão de priorizar as relações com os países latino-americanos. "Os países da Caricom, como o Brasil, foram durante muito tempo colonizados. E quando eu cheguei a presidência do Brasil em 2003, eu descobri que nós tinhamos uma deficiência nas nossas políticas internacionais. A gente tinha aprendido durante há muitos séculos que a nossa relação era com o nosso colonizador. O Brasil vivia de costas para a América Latina". 

Lula destacou a importância da união dos países para superar a fome, a principal agenda do Brasil em sua presidência do G20, o grupo das principais economias do mundo. "A insegurança alimentar, que segundo o Programa Mundial de Alimentos, ameaça a metade da população caribenha, e a mudança do clima que coloca em risco todo o planeta sobretudo os países insulares. Quero ressaltar que esses dois problemas estão no centro dos debates travados pelo Brasil nos fóruns internacionais. Quero ressaltar também que esses dois problemas tem a mesma raiz, a desigualdade". 

O presidente convidou os países da Caricom a integrarem a aliança global de combate à fome e à pobreza. 

Lula também cobrou a necessidade de aporte dos países mais ricos no compromisso em financiar os países em desenvolvimento no combate às mudanças do clima. "Não é possível que os países ricos, principais responsáveis pela crise climática, continuam descumprindo o compromisso de destinar cem milhões de dólares anuais aos países em desenvolvimento para o enfrentamento da mudança do clima. Não é possível que o mundo gaste por ano 2,2 trilhões de dólares em armas. Guerras provocam destruição, sofrimento e mortes, sobretudo de civis e inocentes". 

Lula também anunciou novo aporte no Banco de Desenvolvimento do Caribe, instituição que o Brasil faz parte. Além de projetos de integração com esses países, principalmente por meio da Guiana, Suriname e Venezuela. O presidente encerrou seu discurso apontando para construção de uma nova reunião de Cúpula entre o Brasil e os países do Caribe.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo